Agora

Atingidos pelo desastre de Mariana ainda aguardam pagamento por inconsistência bancária no sistema do PID

A plataforma ainda não permite ajustes dos dados bancários e advogados afirmam não terem recebido as notificações anunciadas pela Samarco.

Por ES Fala
· 2 min de leitura · Sem comentários
Atingidos pelo desastre de Mariana ainda aguardam pagamento por inconsistência bancária no sistema do PID

Centenas de atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), seguem aguardando o recebimento da indenização de R$ 35 mil por meio do Programa de Indenização Definitiva (PID). Embora os valores já tenham sido homologados pela Justiça, o pagamento ainda não foi realizado em muitos casos devido a inconsistências nos dados bancários inseridos na plataforma utilizada pela Samarco.

A empresa informou, no início do mês, que abriria um prazo de 15 dias para que advogados e defensores públicos pudessem corrigir os dados bancários dos requerentes com inconsistências. Segundo a nota oficial divulgada no dia 5 de junho, seriam enviadas até três notificações aos representantes legais para facilitar a regularização das informações.

No entanto, até esta segunda-feira (17), diversos profissionais relataram que ainda não receberam qualquer notificação e que a plataforma do PID não disponibilizou a opção para correção dos dados bancários, conforme anunciado.

A situação tem gerado ansiedade entre os atingidos que aguardam o repasse dos valores. Escritórios de advocacia responsáveis por cadastrar as contas bancárias afirmam que, embora erros de digitação possam ocorrer, é fundamental que exista um canal adequado para ajustes, o que até o momento não foi viabilizado.

“O ideal seria que a plataforma permitisse a correção de forma prática. Entendemos que a empresa tem um fluxo a seguir, mas é importante garantir que o processo seja acessível para todos os envolvidos”, afirmou um advogado que atua no caso.

O que diz a Samarco

Em nota publicada no dia 5 de junho, a Samarco explicou:

“O Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce prevê no fluxo do PID uma etapa específica para correção de dados bancários, caso necessário. Após a homologação judicial do acordo individual, caso o pagamento não seja efetuado em razão de inconsistência bancária, será aberto um prazo de 15 dias para que o advogado ou defensor público façam as correções necessárias. Ao todo, são enviadas até 3 notificações aos advogados ou defensores públicos para que haja correção.

A empresa reforça que, ao responder essa notificação, sempre que possível, seja enviado um comprovante de conta bancária, a fim de facilitar a identificação de eventual equívoco no preenchimento dos dados bancários.”

Apesar dos desafios, os requerentes seguem esperançosos de que a situação será solucionada em breve, permitindo que os valores acordados cheguem aos seus destinos. O caso segue sendo acompanhado por representantes legais e pelas instituições envolvidas na reparação.

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Cidades

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.