Uma denúncia de maus-tratos contra animais está chamando a atenção de moradores do bairro Honório Fraga, em Colatina. De acordo com relatos, um morador estaria jogando água fervendo em gatos de rua que circulam pela região.
O caso surgiu após um gato de seis anos, cuidado por uma família do bairro, ser encontrado com uma queimadura no rabo. O animal, que já é conhecido pelos vizinhos e vive solto, é castrado, vacinado e sempre recebeu cuidados. Segundo moradores, ele foi visto correndo pela rua e miando alto, o que levantou a suspeita de agressão.
SIGA O INSTAGRAM DO PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA:@esfalaoficial
Maus tratos são registrados em bairro de Colatina/Leitor
“Na hora eu não percebi, mas quando cheguei em casa à noite notei a queimadura no rabo. Depois, no trabalho, comentei na sorveteria e ouvi relatos de vizinhos de que viram a situação e ficaram assustados”, contou a tutora do animal.
No bairro, assim como em outras regiões da cidade, diversos gatos vivem em situação de rua e dependem da solidariedade de moradores que os alimentam e cuidam. A denúncia aumentou preocupação quanto à possibilidade de outros animais também estarem sofrendo maus-tratos, já que muitos são ariscos e circulam livremente.
“Estamos preocupados porque há vários gatinhos soltos no bairro. Eles não têm quem olhe por eles e podem estar queimados também. É uma situação de muita crueldade”, destacou outra moradora.
Casos de maus-tratos contra animais são crimes previstos na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Desde 2020, a legislação passou a prever punições mais severas para quem comete esse tipo de violência contra cães e gatos, com pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda.
A orientação é que moradores registrem boletim de ocorrência e acionem os órgãos de proteção animal e a Polícia Militar sempre que houver flagrante ou indícios de maus-tratos.















