“Nos chamam de boi e vaca”: moradores do São Marcos se revoltam com porteira instalada pelo DNIT em Colatina

Moradores do bairro São Marcos, em Colatina, estão revoltados com uma medida adotada recentemente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A autarquia instalou uma porteira em um dos acessos ao bairro, ao lado da BR 259, o que tem impedido o trânsito de carros, motos e caminhões que utilizavam a via diariamente.

Publicidade

Além do transtorno, os moradores relatam estarem sendo alvo de chacotas por quem passa pela região.

“Estamos sendo chamados de boi e vaca, como se vivêssemos em uma fazenda. Isso é humilhante”, desabafou um morador.

Publicidade

A situação tem gerado muita insatisfação e o clima no bairro é de revolta. Há ameaças de protestos, como o fechamento de ruas e até mesmo o bloqueio da BR. “Se nada for feito, a população vai fechar ruas do bairro e a BR”, afirmou outro morador.

O principal pedido é que o DNIT retire a porteira e restabeleça o acesso normal à comunidade.

Publicidade

O DNIT eviou uma nota oficial ao ES Fala sobre o assunto, segue a nota na íntegra:

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-ES) informa que o fechamento da entrada do bairro se deu por se tratar de um acesso irregular, com risco potencial de colisões traseiras e laterais, conforme critérios técnicos e análises de campo. A medida segue os protocolos de segurança viária do DNIT e orientações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Apesar do fechamento definitivo para o público, o DNIT-ES estabeleceu uma exceção para atender as necessidades da Polícia Militar Ambiental. O acesso foi mantido de forma exclusiva e controlada para que o patrulhamento possa realizar o translado de uma embarcação de pequeno porte, essencial para suas operações na região.

Para assegurar que apenas o uso autorizado seja feito e evitar que a população volte a utilizar o trecho, foi instalada uma porteira no local. A chave para o acesso foi cedida unicamente ao comando da Polícia Ambiental, reforçando o caráter emergencial e restrito da permissão.

Todo o trecho segue sinalizado e com radares para controle de velocidade, os moradores devem realizar o acesso aos bairros Honório Fraga e Novo Horizonte pelas ruas João Cavassani (Rotatória que dá acesso ao bairro Honório Fraga) e Rua Alfa. E para acesso ao bairro São Marcos o acesso se dará normalmente pelas ruas Ecoporanga e Castel.

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem.

Notificar informação incorreta

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Envie sua mensagem usando o formulário abaixo.