As forças de segurança do Espírito Santo realizaram, ao longo desta semana, uma grande operação policial em Baixo Guandu, Governador Lindenberg e demais cidades da região Noroeste do Estado. As ações fazem parte da Operação Estado Presente, que aconteceu entre segunda-feira (18) e quarta-feira (20), alcançando os 20 municípios da região.
O objetivo da operação foi reforçar a presença policial, ampliar a sensação de segurança da população e intensificar o combate à criminalidade em áreas consideradas estratégicas.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, as ações fazem parte do planejamento contínuo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
“Realizamos, periodicamente, reuniões para avaliação de resultados e alinhamento de ações policiais. Esse acompanhamento minucioso e diário tem contribuído para a redução dos homicídios no Espírito Santo”, destacou.
A operação reuniu equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Polícia Penal, Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Detran|ES, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e prefeituras municipais.
Durante os três dias de atuação, foram realizadas abordagens, patrulhamento ostensivo, fiscalização de trânsito, cumprimento de mandados judiciais, apreensões de drogas e armas, além de ações preventivas e educativas.
Ao todo, a operação contou com 744 agentes e resultou em:
- 37 pessoas conduzidas às delegacias;
- 25 mandados de busca e apreensão cumpridos;
- 17 mandados de prisão;
- apreensão de cinco armas de fogo;
- apreensão de entorpecentes e quase R$ 15 mil em dinheiro;
- mais de 1.900 pessoas abordadas;
- mais de 1.500 veículos fiscalizados;
- 301 autos de infração de trânsito;
- 21 veículos removidos ao pátio.
Além disso, quatro veículos com restrição de furto ou roubo foram recuperados.
Prisões chamaram atenção durante a operação
Em Águia Branca, um homem de 26 anos foi preso após romper um bloqueio policial e fugir em direção a Barra de São Francisco. Durante a perseguição, ele teria jogado uma sacola às margens da rodovia. No material apreendido, os policiais encontraram quase 200 gramas de entorpecentes derivados da cannabis de alta concentração.
Já em Baixo Guandu, um homem de 24 anos tentou se esconder atrás de um guarda-roupas durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no bairro Rosário 1. Na residência dele, os policiais localizaram um revólver escondido dentro de um fogão, além de cocaína e crack escondidos em diferentes pontos da casa, incluindo um tênis, uma máquina de lavar e um isopor de cerveja.
Em Governador Lindenberg, policiais civis prenderam um homem de 37 anos investigado por tentativa de feminicídio e tentativa de homicídio qualificado. Segundo a polícia, ele foi localizado em uma propriedade rural utilizada para cultivo de café. O veículo utilizado nos crimes também foi apreendido.











