Cuidado com a bebida adulterada neste carnaval

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O Carnaval está bombando e, com ele, o consumo de bebidas alcoólicas costuma aumentar, especialmente entre os jovens. Mas, além de ser importante consumir esse tipo de bebida com moderação, é preciso ter cuidado com a procedência do produto.

Na semana passada a Polícia do E.S fechou fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas que seriam distribuídas durante o carnaval no estado.

Há perigo das bebidas alcoólicas serem adulteradas com o metanol, também conhecido como álcool metílico. Usado por ser mais barato e trazer mais lucro aos vendedores, pode causar uma série de problemas de saúde se consumido em doses excessivas.

O máximo de metanol permitido nos destilados, pela legislação brasileira, é 0,25 ml/100 ml, mas esse volume é desrespeitado com uma frequência maior do que se imagina.

O consumo moderado de metanol pode causar dor de cabeça e estômago, vertigens, perda ou diminuição da força física, sonolência e dilatação das pupilas. Já o consumo elevado dessa substância pode causar perda total da visão e até levar a óbito, como aconteceu neste mês de fevereiro na Índia, com a morte de 100 pessoa.

Fonte: Portal Linhares.

Fonte fotográfica: Sitedebateonline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular