Alunos surdos da Escola Estadual Aristides Freire, em Colatina, Maria Isabel Pereira Costa, e, José Eduardo Berger não fizeram da deficiência auditiva um obstáculo,e, com muito esforço, dedicação e apoio da equipe escolar foram aprovados para cursarem o Ensino Médio do Ifes ( Instituto Federal do ES). O diretor José Carlos da Costa Moura destacou que os dois sempre foram exemplos em sala de aula. José Carlos disse que a Escola Aristides Freire desenvolveu um trabalho de Educação Especial em parcerias com professores, intérpretes e as famílias dos alunos e que os ambientes adaptados da escola para atender esses estudantes também favoreceram muito. Neste ano mais um estudante, que também tem deficiência auditiva, está cursando o oitavo ano do Ensino Fundamental no local.
A equipe de Juventude e Diversidade da Sedu (Secretaria de Estado da Educação) comemora a conquista na rede. A técnica de Gerência de Juventude e Diversidade, Lúcia Helena dos Santos, disse que essa conquista é um sinal de que os estudantes com deficiência são atendidos de forma a se tornarem autônomos e poderem participar de provas e concursos, prontos para seguirem seus sonhos e estarem aptos para o mercado de trabalho.
A Educação especial, como modalidade de ensino, direciona suas ações para o atendimento educacional especializado, que é o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos do ensino regular.
O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola,envolver a participação da família e ser realizado com articulação com as demais políticas públicas.