Alunos surdos da Escola Estadual Aristides Freire são aprovados no Ifes


Alunos surdos da Escola Estadual Aristides Freire, em Colatina, Maria Isabel Pereira Costa, e, José Eduardo Berger não fizeram da deficiência auditiva  um obstáculo,e, com muito esforço, dedicação e apoio da equipe escolar foram aprovados para cursarem o Ensino Médio do Ifes ( Instituto Federal do ES). O diretor José Carlos da Costa Moura destacou que os dois sempre foram exemplos em sala de aula. José Carlos disse que a Escola Aristides Freire  desenvolveu um trabalho de Educação Especial em parcerias com professores, intérpretes e as famílias dos alunos e que os ambientes adaptados da escola para atender esses estudantes também favoreceram muito. Neste ano mais um estudante, que também tem deficiência auditiva, está cursando  o oitavo ano do Ensino Fundamental no local.

A equipe de Juventude e Diversidade da Sedu (Secretaria de Estado da Educação) comemora a conquista na rede. A técnica de Gerência de Juventude e Diversidade, Lúcia Helena dos Santos, disse que essa conquista é um sinal de que os estudantes com deficiência são atendidos de forma a se tornarem autônomos  e poderem participar de provas e concursos, prontos para seguirem seus sonhos e estarem aptos  para o mercado de trabalho.

A Educação especial, como modalidade de ensino, direciona suas ações para o atendimento educacional especializado, que é o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos do ensino regular.

 O atendimento educacional especializado deve  integrar  a proposta pedagógica da escola,envolver a participação da família e ser realizado  com articulação  com as demais políticas públicas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido