ONG de Minas Gerais em parceria com a Renova inicia projeto de recuperação de nascentes em Colatina

Uma Ong de Governador Valadares (MG), em parceria com a Fundação Renova vão fazer em Colatina, Marilândia  e Linhares um trabalho de recuperação de nascentes, e revitalização de toda a bacia do Rio Doce. A Ong instalou um escritório em Marilandia. A informação foi prestada pela Engenheira Agrônoma, Carolina Magalhaes, e pelo Engenheiro Florestal, Davi Senna, que trabalham no Projeto.

De acordo com os engenheiros as nascentes que serão recuperadas foram definidas em reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, e  do Comitê de Bacia do Rio Pontões. O Comité indicou algumas micro-bacias que são estratégicas para abastecimento de toda a comunidade da região.

A ONG vai desenvolver um trabalho educativo com os proprietários rurais destacando a importância de recuperar as nascentes, e  áreas úmidas de suas propriedades, até porque sem água a gente não vive. A água é um recurso natural essencial para a nossa sobrevivência, e todo setor produtivo necessita do recurso hídrico, água.

De acordo com os engenheiros Carolina e Davi no inicio do trabalho  será feito o isolamento das nascentes, e  os pontos  de afloramento de água subterrânea nas propriedades rurais.

A ONG fará um trabalho de mobilização e conscientização junto aos produtores rurais,  por isso estão promovendo reuniões coletivas nas bacias específicas do projeto para  maior entendimento, e apoio  da população.

As áreas principais definidas para o início do trabalho são: A  Micro Bacia do Córrego Miracema, na região da Reta Grande,  se  estendendo a Córrego do Limão, Jequitibá,  Miracema, Córrego da Lapa e Boa Esperança. Em  Colatina o trabalho  será feito na região da  Cabeceira da Bacia do Graça Aranha. Em Colatina a primeira atividade será nos dias 5 e 6 de junho às 18h30, na Escola da Reta Grande. 

Redação: ES-FALA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido