Feira Livre de Colatina. Sabor, variedade e história

A Feira Livre de Colatina, em número de barracas, é umas das maiores do Espírito Santo, e com uma característica que poucas feiras livres tem; 90% dos feirantes são produtores rurais. Por incrível que pareça, isso não é norma nas feiras livres espalhadas pelo Estado que em sua grande maioria são mercadorias adquiridos da Ceasa na Grande Vitória ou compradas de atravessadores.

Há décadas ocorreu próximo à Ponte Florentino Avidos as primeiras exposições de frutos e legumes e cortes de suínos e derivados. O local era frequentado inicialmente por feirantes e vendedores de secos e molhados de Colatina. Aos poucos agricultores familiares de Pancas, Itaguaçu e Linhares iniciaram a comercialização de seus produtos. 

Na década de noventa a Feira foi para onde hoje é a Avenida  Ângelo  Giubert; depois foi retirada e direcionada para  a Avenida Beira Rio e mais tarde voltou para Avenida  Ângelo  Giuberti e permaneceu até 2017 quando foi transferida para Avenida Delta e posteriormente para área de festa da Avenida Delta.

A Feira Livre é a história viva dos agricultores familiares de Colatina e região. A comercialização diversificada encanta frequentadores há décadas. Com preço acessível encontra-se quase tudo na Feira; de ervas medicinais a produtos artesanais.

Segundo Dona Eleonora Vieira, frequentadora do local  há décadas,” a Feira  só está evoluindo; lembro que quando comecei  a vir eram poucas barracas, agora a gente até se perde”.

Lanches, verduras, frutas, bebidas, carnes, roupas, brinquedos, iguarias e muita simpatia de um povo que sabe atender os fregueses. Novidades não faltam. A fiscalização é outro ponto que chama a atenção. A todo instante fiscais organizam o bom andamento da Feira. A segurança é contínua até o final das exposições dos produtos.

A Feira Livre de Colatina funciona aos sábados com início aproximadamente as 4 horas da manhã encerrando às atividades ás 12 horas.

Seja Você também um frequentador da Feira Livre de Colatina. Se junte as 5 mil pessoas entre feirantes e fregueses e passe uma manhã agradável divertindo- se  com cultura, raiz e muito sabor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido