Postos de saúde tem aumento de 30% na procura pela vacina contra Sarampo em Colatina

Com a confirmação do caso de Sarampo em Vitória, teve início uma corrida aos postos de saúde em todo o Estado do Espírito Santo. Em Colatina a procura aumentou  em 30%. 
 

Colatina tem até o momento  dois casos de suspeita de ter contraído a doença. Segundo informações da Comunicação da Administração Municipal 1 caso já foi descartado.  

O que as pessoas precisam saber sobre a vacinação contra o sarampo?


-Pessoas de 1 a 29 anos de idade devem comprovar duas doses da vacina tríplice viral (ou 
tetra viral). 
-Aquelas que não comprovarem duas doses da vacina deverão ser vacinadas.
-Pessoas de 30 a 49 anos de idade devem comprovar uma dose da vacina tríplice viral. 
-Aquelas que não comprovarem uma dose da vacina deverão ser vacinadas.
Observação: Trabalhadores da saúde, independente da idade, devem comprovar duas doses da vacina tríplice viral.
-Crianças de 6 meses a menores de um ano de idade residentes ou que vão se deslocar para municípios que se encontram em situação de surto de sarampo devem ser vacinadas com uma dose da vacina tríplice viral.
-Em caso de viagens não há essa recomendação oficial de vacinação para maiores de 50 anos.
-O entendimento do Ministério da Saúde é que essas pessoas não precisam vacinar contra o sarampo por terem imunidade natural porque tiveram sarampo quando crianças ou tiveram contato com alguém que teve a doença. Sendo assim, a vacina seria desnecessária.
-Acima de 50 anos só vacinamos os não vacinados em bloqueio vacinal seletivo, contatos diretos ou indiretos de casos suspeitos de sarampo (recomendação oficial do Ministério da Saúde).

E partir desta quinta-feira (22), todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Essa é uma medida preventiva que deve proteger quase um milhão e meio de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero. O objetivo é intensificar a vacinação dessas crianças, uma vez que o sarampo é uma infecção muito contagiosa, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, mas é mais perigosa para as crianças, inclusive podendo levar à morte. Desta forma, a medida adotada pelo Ministério da Saúde, é uma resposta imediata por conta do aumento de casos da doença em alguns estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido