Sistema de rodízio para agricultores de Colatina na captação de água do Rio Santa Joana

As consequências do período de seca chegaram a mais quatro cidades do Espírito Santo: Colatina, Itarana e Itaguaçu, no Noroeste do Estado; e Afonso Cláudio, na Região Serrana. A partir de agora cerca de 440 agricultores só poderão captar água e irrigar as plantações em três dias por semana.

O sistema de rodízio foi definido pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) por causa do estado considerado crítico da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana, que engloba áreas destes quatro municípios. Assim, o uso da água será permitida apenas entre as 18h e 6h, em dias alternados. Aos domingos, a captação e a irrigação estão vedadas.

– Colatina e Itaguaçu: permitido às terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras
– Afonso Cláudio e Itarana: permitido às segundas-feiras, quartas-feiras e sábados

De acordo com a resolução, a restrição vale para recursos hídricos superficiais e subterrâneos de todo o manancial do Rio Santa Joana. No entanto, embora possa gerar preocupações, vale ressaltar que o atual sistema de rodízio não afeta as captações que tem como objetivo o abastecimento humano e a dessedentação animal.

Para que a medida seja cumprida pelas centenas de agricultores, a Agerh realizará fiscalizações e notificará administrativamente os responsáveis pelas irregularidades. O nome deles também será enviado para o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que tomará as medidas judiciais cabíveis a cada caso.

Foto ilustrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido