Dia de Finados: grande número de pessoas nos cemitérios e os problemas de sempre em Colatina

Uma das certezas que o colatinense tem é que no dia de Finados sempre chove, nem que seja uma garoa. Mas os fiéis católicos desta vez enfrentaram uma forte chuva por volta das 9 horas deste sábado (2).

Por outro lado, o tempo nublado favorece a ida das pessoas aos cemitérios de Colatina pois os mesmos não são arborizados e não há uma proteção solar e também se livram do calor que é característico do município.

Milhares de pessoas visitaram os túmulos de seus entes queridos para fazer suas orações e acalentar de alguma forma a dor da perda. Marlúcia Serafini é colatinense mais mora no município de Serra na Grande Vitória: ‘’Todos os anos eu venho trazer flores e acender velas para meu pai e irmão. Pra mim é um momento único, pois a saudade é muita e faz a minha família ficar com o coração em paz.”

Mas com a chuva alguns problemas surgem em nível de acesso. Na maioria dos cemitérios em Colatina o piso é de chão batido e leva perigo para as pessoas que vão aos locais. Alguns vêem como um sacrifício em nome dos entes queridos como a Sr Jandira Gramelick: “Difícil pra mim que tenho quase 70 anos; tenho que andar me escorando, mas para visitar o túmulo dos  meus pais vale o sacrifício”.

Já Bruno Nogueira, morador do bairro Carlos Germano Naumam, que tem o túmulo de seus pais no Cemitério São Francisco de Assis, no bairro São Judas Tadeu, reclama da falta de estrutura no local.  Ele diz que: “Todo ano é essa dificuldade, difícil para família andar por aqui”.

 Os cemitérios mais frequentado em Finados são os cemitérios municipais, cuja responsabilidade é da Prefeitura Municipal. O cemitério São Vicente de Paula, no bairro São Vicente, recebe milhares de pessoas.

Mesmo com a  chuva mais forte que cai sobre o município os familiares e amigos dos entes queridos não pararam de chegar. Outros cemitérios muito frequentados neste sábado (2) foram o cemitério de São Francisco de Assis no bairro São Judas Tadeu; Jardim da Paz também no bairro São Judas Tadeu, e o Cemitério no distrito de Itapina.

Os privados com maior frequência são o do Carlos Germano Naumann, do bairro Ayrton Senna e Columbia. Todos, neste Finados, receberam uma quantidade enorme de pessoas que foram a esses locais para homenagear seus mortos  e acalentar seus corações.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido