Óleo poderá atingir as praias mais frequentadas pelos colatinenses

As praias mais frequentadas pelos colatinenses correm o risco de serem atingidas pelo óleo que já está na costa da Bahia. Isso traz preocupação, pois as férias de início de ano, para os moradores de Colatina, é sinônimo de mar. E com uma caraterística, sempre escolhem as praias mais próximas.

Os principais destinos para os colatinenses são as prais de Nova Almeida (Serra), Praia Grande (Fundão), Barra do Sahy (Aracruz), Pontal do Ipiranga (Linhares), Jacaraípe (Serra), Guarapari e as praias de Vitória e Vila Velha. Claudia Pereira Vieira possui casa de veraneio em Nova Almeida e diz: ” Estou acompanhando os noticiários todos os dias pra ver se vem esse óleo pra cá. A gente espera o ano inteiro pra curtir as férias na praia e agora com esse problema a gente nem sabe o que vai acontecer”.

Lorival Guaitolini que passa verão há  mais de 30 anos com sua família na praia de Barra do Sahy, também se revolta quando pensa em não ter uma praia limpa: “Quando fizeram o porto por lá já ficamos preocupados em ter poluição. Isso não aconteceu, agora vem essa mancha de óleo, que ninguém sabe de onde surgiu e traz esse transtorno pra nós”.

Com a confirmação do encontro da mancha de óleo no Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia, o Comitê Preparatório de Crise no Espírito Santo começou a mobilizar as equipes que cuidarão da limpeza das praias e da preservação dos manguezais. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEAMA), as equipes que atuarão nas praias são compostas por técnicos do governo do estado e órgãos federais, além de técnicos do Município de Conceição da Barra, cujo litoral deve ser o primeiro a ser afetado pelo problema.

A Prefeitura de Aracruz, cujas praias são uns dos principais destinos dos colatinenses como a Praia de Barra do Sahy, Praia de Putiri, Praia dos Padres, Praia de Coqueiral e Praia de Santa Cruz, considerando a real possibilidade de o óleo que atingiu o litoral do nordeste, chegar ao município, já deu início a uma estruturação para criar um Plano de Ação e instituir um gabinete de crise.  

Por meio de uma parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) será realizado nesta próxima segunda-feira (4), um treinamento para os servidores de Aracruz e de Fundão, município do litoral de Praia Grande.

Essa capacitação se faz necessária, em um primeiro momento, para a atuação no recolhimento do óleo, pois trata-se de uma operação que envolve muitos riscos de intoxicação. A complexidade deste trabalho requer muito treinamento, pois segundo técnicos quanto mais diluído o óleo maior o grau de uma possível contaminação.

A Prefeitura da Serra, que é responsável pelos cuidados das Praias de Nova Almeida e Jacaraípe entre outras, também se organiza para a possível chegada do óleo que provém do Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido