Começa nesta quarta-feira (13), a Feira Agroecológica em Colatina

No próximo dia 13, quarta-feira, de 17 as 20 horas, na área verde da Avenida Senador Moacyr Dalla. Será realizada a Feira Agroecológica de Colatina, com o objetivo de comercializar produtos orgânicos como verduras, legumes e frutas. E ainda outros tipos de alimentos que devem chegar na mesa da família colatinense se agrotóxicos.

A Feira vai funcionar todas as quartas-feiras, com a participação de 10 produtores rurais. Seis dos quais colatinenses, e quatro de Santa Maria de Jetibá e outras regiões. Serão oferecidas ao consumidor, as folhosas (alface, couve, almeirão, taioba, rúcula). Raízes (cenoura, beterraba, aipim), legumes (abóbora, tomate, quiabo, berinjela, vagem), temperos verdes (cebolinha, salsa, coentro, manjericão) e frutas (banana, acerola, manga, mamão). E ainda pó de café, fubá e ovos caipira.

Os produtores relatam que há um ano o grupo vende cestas prontas com os produtos, que custam R$ 75,00 (5 itens) e R$ 140,00 (10 itens). E são entregues semanalmente a um grupo de 30 clientes. Eles já atuam com o selo de certificação há dois anos, mas já trabalham no modelo há mais de cinco anos.

A maior dificuldade está na falta de água para irrigar. Devido a falta de chuva que tem sido uma constante na área rural. Alguns produtores contam apenas com a água de córregos e nascentes, que atualmente estão secos.

Mesmo com a dificuldade intenção é crescer, pois a capacidade de produção é grande. Eles já comercializam na Feira de Economia Solidária, nas quintas-feiras, e agora, com a Feira Agroecológica. A partir da próxima semana, a ideia é aumentar mais ainda. Para isso vão aprimorar a questão da mão de obra que ainda é basicamente familiar. Mas que já está precisando da colaboração de amigos e vizinhos para darem conta.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Lauristone da Silva, disse que a ideia é começar o projeto com um pequeno grupo neste ano. Mas o que se pretende é que cada vez mais produtores se engajem. Oferecendo à população colatinense mais opção para a aquisição de produtos de qualidade.

O projeto foi criado neste ano, por meio de uma reunião realizada entre a Prefeitura e o Governo do Estado. E também do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural) de Colatina e de Santa Maria de Jetibá. Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Cooperativa de Agricultura Familiar (CAF).

Fonte: PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido