Série sobre João de Deus no GloboPlay mostra médium em Colatina

Quem assiste o “Em nome de Deus”, documentário original do Globoplay, que fala da vida do Médium João de Deus, vê história e polêmicas por trás da fama do médium que foi denunciado por centenas de mulheres que o acusaram de estupro. Mas vê, também, nos episódios 4 e 5 cenas que revelam cerca de 13 mil pessoas que buscaram seus trabalhos espirituais em 8 e 9 de janeiro de 1996, em Colatina.

Nas imagens de Colatina, cedidas pela repetidora da Rede Globo no Estado, TV Gazeta, é possível ver filas de fiéis aguardando atendimento e comprando itens que o médium anunciava como um preparado fluidificado feito à base de ervas importadas da índia. O “remédio” espiritual, na ocasião, era comercializado por R$ 3 cada frasco e prometia complementar o tratamento de cura.

Na época em reportagem pela Rádio Difusora de Colatina, o repórter Carlos Cavalcante, disse ao vivo em um programa da emissora. “Estou aqui, próximo a João de Deus, e vejo raspar os olhos, cortar sem anestesia. Olha eu me considero cético para essas questões, mas vendo essas cirurgias espirituais, é impossível você no mínimo não ficar intrigado”. Relatou o repórter que fez a cobertura do evento no ano de 1996 no Lar Irmã Scheila.

Na época também o que chamou a atenção do repórter foi à quantidade de pessoas e o tamanho da fila indiana que se formou no local. Por quilômetros as pessoas se aglomeravam na Rodovia do Café, no antigo Córrego do Ouro, hoje Carlos Germano Naumann, para tentar a cura de suas enfermidades. “Pessoas de muletas, cadeira de rodas, feridos, ricos, pobres, todos na fila a espera da cura”. Finaliza o repórter. 

Naquela época, a cura supostamente prometida não era a única coisa que era questionada. A água fluidificada e ervas importadas da Índia por João de Deus, vendidas pela equipe do médium, já eram alvo de críticas. Na ocasião, cada frasco de um preparado espiritual era vendido por R$ 3. “Já fui atendida e vou tomar os remédios. Minha mãe vai tomar né?”. Disse uma mulher que havia passado pelo atendimento de João de Deus na época como mostra a série.

ES-FALA/Informação A Gazeta/TV Gazeta/Globoplay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido