Coronavírus: ligações ao Disque Denúncia diminuem, mas cresce aglomeração em Colatina

Mesmo a cidade de Colatina tendo alto índice do número de casos de coronavírus, a maioria dos colatinenses não estão apoiando o isolamento social. Entre os locais de concentração de pessoas que têm preocupado o setor de fiscalização da Prefeitura de Colatina, estão as praças, com exposição constante de moradores nos bairros, mesmo com as determinações dos Decretos Municipal e Estadual, para que a população permaneça em casa, e só saia por extrema necessidade.

O município solicita a população para que ela colabore denunciando os locais de aglomeração. O Disque Aglomerações (27.99976-5920), funciona para receber as denúncias, quando foi disponibilizado para a sociedade, recebia em média 50 ligações diariamente, após dois meses de operação esse número caiu para 20 ligações dia.

Mas a redução das denúncias está longe de significar que a população colatinense está menos nas ruas, ao contrário, Colatina tem um dos piores índices de isolamento social do Espírito Santo, uma média de 42,35%, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A cidade está com 1.908 casos de coronavírus. Quase 40 pessoas morreram e 805 estão curados, 45 pessoas estão internadas e 1.020 estão infectados sendo tratados em suas residências. Total de casos notificados 4.604. Somente nesta sexta-feira (3), 93 colatinenses testaram positivo para o Covid-19.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Colatina Alex Guerra, “muita gente acaba denunciando também algo que está para acontecer (ex: Bares que vão abrir a noite). Esse tipo de registro não fazemos, porque precisamos do flagrante, pedimos sempre para que as pessoas entrem em contato no momento exato”. Afirma.

O coordenador disse também que durante a semana as denúncias estão diretamente relacionadas aos dias de funcionamento do comércio em Colatina. Já nos finais de semana, o número de denúncias sobe, principalmente relacionadas aos bares e churrasquinhos que promovem o consumo de bebida alcoólica e aglomeração no local.

O Disque Denúncia, (27) 99976-5920, está à disposição do cidadão 24 horas por dia. A administração pública lembra que muitas pessoas estão denunciando aglomerações em residências. Mas neste caso a Defesa Civil não tem autorização para intervir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido