Incêndio em residência no bairro Operário gera pânico, mas família sai ilesa

O Corpo de Bombeiros de Colatina foi acionado por volta das 18 horas e 30 minutos desta sexta feira (21), para combater um incêndio no terraço de uma residência no bairro Operário, próximo da Igreja Adventista, em Colatina.

De acordo com as informações moram na casa um casal e um bebe que sairam ilesos do sinistro.

O fogo queimou completamente um sofá, uma máquina de lavar, um armário e a cobertura de eternit em alguns pontos além do reboco da parede que caiu devido ao alto grau de temperatura.

Os Bombeiros acreditam que o que ocasionou o incêndio teria sido um curto circuito na fiação. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, problemas na parte elétrica de uma residência é a terceiro causa de incêndios residenciais..

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE INCÊNDIO?

PRIMEIRA CAUSA: BRINCADEIRAS DE CRIANÇA

Por incrível que pareça, uma grande parte dos incêndios que ocorrem são causados por crianças, que brincam com fósforos, soltam balões, jogam bombinhas e acendem fogueiras em terrenos vazios sem ter muita consciência do perigo que elas estão correndo ao fazê-lo. Por conta disso, devemos sempre procurar orientar as crianças a respeito do risco de suas ações e ficar de olho no que elas estão fazendo para evitar que acidentes aconteçam.

SEGUNDA CAUSA: HÁBITOS INADEQUADOS NA COZINHA

Agir de forma displicente na cozinha é outro fator que causa um grande número de incêndios. Muitas pessoas desconhecem os perigos da cozinha e acabam deixando os alimentos mais tempo do que deveriam fritando ou cozinhando, o que pode acabar provocando acidentes graves – o óleo de cozinha, por exemplo, se for aquecido em excesso, entra em combustão com relativa facilidade.

Fora isso, existem outros hábitos na cozinha que fazem com que o risco de incêndio aumente, como por exemplo esquecer o fogão ligado ao sair, posicionar uma cortina próxima das chamas, dentre uma série de outras coisas.

TERCEIRA CAUSA: INSTALAÇÃO ELÉTRICA PRECÁRIA

Essa é uma das causas mais letais de incêndio, porque pega a maior parte das pessoas desprevenidas, afinal, os fios ficam dentro da parede e não temos como ver que existe algum problema até que o mesmo ocorra.

A maior parte dos problemas de ordem elétrica que levam a incêndios são causados por fiação antiga, que começa a descansar ou ficar com mal contato, produzindo faíscas, ou pela inserção de aparelhos modernos em redes elétricas antigas, haja vista que os mesmos acabam por causar uma sobrecarga na mesma, que aquece o fio e faz com que o mesmo possa entrar em combustão.

QUARTA CAUSA: VAZAMENTO DE GÁS

Hoje em dia os fornos e os fogões elétricos e de indução estão cada vez mais populares, porém uma larga parcela da população ainda utiliza aparelhos à gás, com o mesmo sendo um dos maiores causadores de incêndio que existem. Pior, se o botijão for atingindo, existe um sério risco de que ele exploda, o que pode piorar consideravelmente a situação.

COMO PREVENIR UM INCÊNDIO?

Um incêndio pode ser algo extremamente destrutivo e perigoso, cabendo a nós não tratá-los de forma leviana e fazer o possível para nos prevenir. De fato, por mais que seja impossível anular por completo o risco de que um incêndio ocorra, existem formas de mitigar as chances de que acidentes mais graves ocorram, como por exemplo investir em equipamentos de segurança e combate a incêndios.

Foto ilustrativa captada nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido