Dom Geraldo parabeniza Diocese de Colatina pelo seu trigésimo aniversário

Dom Geraldo parabeniza Diocese de Colatina pelo seu trigésimo aniversário

Por meio de carta, Dom Geraldo Lyrio Rocha, primeiro bispo diocesano de Colatina, louva e agradece a Deus pelos 30 anos de bênçãos e graças concedidas ao seu povo santo, desde a implantação da Diocese de Colatina .Dom Geraldo não participará da Solene Celebração Eucarística que acontecerá no dia 02/08, às 09h, na Catedral de Colatina, em virtude da pandemia da COVID-19.

A instalação da Diocese de Colatina foi realizada pelo então Núncio Apostólico no Brasil, dom Carlo Furno, em 15 de julho de 1990, data em que também tomou posse seu primeiro bispo, dom Geraldo Lyrio Rocha. Em mais de 10 anos de trabalho, dom Geraldo, que é natural de Fundão (ES), firmou as bases da nova Diocese. Apoiou a construção do Seminário Diocesano, a instalação do Mosteiro Santíssima Trindade e a inauguração da Livraria Cordis.

Ele permaneceu à frente desta Diocese até janeiro de 2002. Após Colatina, dom Geraldo esteve à frente da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e atualmente é arcebispo emérito de Mariana (MG).

 Em maio de 2003, dom Décio Sossai Zandonade é nomeado bispo de Colatina, cargo que ocupou até maio de 2014, quando renunciou e se tornou bispo emérito. No último dia 2 de maio, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, que assumira a diocese de forma interina, tomou posse oficialmente como novo bispo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido