Pandemia faz venda de vermífugos e antiparasitários crescer em farmácias colatinenses

Nos últimos dois meses de pandemia, ocorreu uma intensa procura em drogarias e farmácias de ivermectina, fármaco utilizado contra parasitas na infestação de piolho, sarna, oncocercose, estrongiloidíase,  ascaridíase e elefantíase. 

Segundo o Farmacêutico colatinense, Paulo Cezar Scárdua, a Ivermectina, tem como principal aspecto a permeabilidade da membrana celular do parasita o que resulta da paralisia e morte do mesmo. Pesquisado e criado em 1975 e lançado no mercado mundial em 1981, faz parte de medicamentos essenciais da OMS (Organização mundial da saúde). 

Líder em vendas 

O aumento de vendas tem como consequência a busca pela Ivermectina, apesar da falta de comprovação científica para o uso. No geral, esta classe terapêutica cresceu mais de 10% em representatividade em comparação com os anos de 2018 e 2019.

A segunda classe mais vendida no período, com 12% de representatividade, foi a de anti-reumáticos, como a Hidroxicloroquina, e anti-inflamatórios não esteroidais, como o Ibuprofeno. Empatados em segunda posição, também com 12%, estão os analgésicos e antipiréticos, como Dipirona sódica e Paracetamol, medicamentos anti térmicos que são utilizados no tratamento dos sintomas do covid-19.

Atenção aos riscos 

A infectologista Rubia Miossi destaca que a automedicação é sempre muito perigosa, especialmente quando se trata de uma doença que ainda está em estudo. “Ninguém deve sair tomando remédios de forma aleatória e sem prescrição. Não é necessário nem indicada essa corrida às farmácias. Nem faz sentido se encher de vermífugos, anti gripais ou vitaminas sem orientação”, alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido