Veterinária denuncia maus tratos contra animais em bairro colatinense

Uma das conclusões que a população europeia chegou ao longo de milhares de anos, é que um dos demonstrativos de que uma nação é “civilizada”, é a forma que ela trata os animais. Essa máxima, levado a sério pelo velho mundo, não está sendo seguida por milhões de pessoas em todo mundo, inclusive no Brasil, onde as leis contra os maus tratos aos animais são brandos e muitas vezes nem sequer aplicada.

Mas da mesma forma tem quem maltrata, existem pessoas que protegem, foi o caso de uma veterinária colatinense, que denunciou os maus tratos que animais estão sofrendo em sua comunidade, Vila Verde, onde o cidadão, cujo nome não foi revelado, está atirando com espingarda de pressão em animais que estão nas ruas.

Os tiros começaram a meses, o alvo eram os galinzes que estavam espalhados pela comunidade devido aos escorpiões que lá se encontram, já que tem muitos lotes vagos e terrenos baldios. Uma das galinhas que foi morta pelo cidadão, estava com vários pintinhos, todos morreram pela falta da protetora que foi morta com um tiro.

A denúncia se deu após o cidadão, atirar em um gato, que várias pessoas da comunidade cuidavam, com ração e água. “O bichinho não fazia mal a ninguém”. Revela a Veterinária Dayanna Luchi. A mesma fez a denúncia pelo disque denúncia 181 e deu parte a polícia. Mas segundo a requerente, nada foi feito pelas autoridades policiais do município até o momento.  

DENUNCIE

Ficar sem ação ao tomar conhecimento de um caso de maus-tratos contra animais é ser conivente com o crime. Nessas situações, não há outra saída a não ser denunciar. Pode ser um cachorro que vive acorrentado na casa vizinha, um pet shop que mantém animais em gaiolas minúsculas ou até um cavalo que é explorado até o seu limite na rua. Todas essas situações ou qualquer outra que configure maus-tratos devem ser levadas a conhecimento da polícia e de entidades ambientais.

A Lei Federal prevê prisão de três meses a um ano para quem pratica maus-tratos, além de multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço.

E a lei vale para todos, segundo a advogada Mônica Grimaldi, especializada em legislação de animais e área pet. “Seja criador, protetor, médico-veterinário ou detentor de animal, qualquer dessas circunstâncias é considerada crime de maus-tratos, sim”.

Se você ainda tem dúvidas, veja o que é considerado maus-tratos:

– Abandonar

– Ferir, mutilar ou envenenar

– Manter preso permanentemente em correntes

– Manter em locais pequenos e sem higiene

– Não abrigar do sol, da chuva e do frio

– Deixar sem ventilação ou luz solar

– Não dar comida e água diariamente

– Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido

– Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força

– Utilizar animais em shows que possam lhe causar pânico ou estresse

– Capturar animais silvestres

– Promover violência como rinhas, farra-do-boi, dentre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido