Catedral de Colatina pede doação em ouro e causa questionamentos nas redes sociais

A Campanha ” Sua doação vale ouro”, lançada pela Catedral de Colatina, gerou polêmica nas redes sociais por parte de alguns internautas. A campanha foi lançada nesta segunda-feira (19), gerando questionamento e estranhamento.

De acordo com o próprio texto da publicação feito pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Diocese de Colatina, os recursos arrecadados serão destinados à aquisição de iluminação externa e a comunidade pode ajudar doando ” aquela peça de ouro que não usa mais”, ou ” aquele brinco que se quebrou”. O texto diz que a doação pode ser realizada durante a missa ou na Secretaria Paroquial.

A realização da campanha teria sido ideia de “membros leigos” do Conselho da Pastoral, em consequência das dificuldades financeiras enfrentadas pela população devido à pandemia do novo coronavírus, já que pessoas estavam com dificuldades de doar dinheiro em espécie.


A Coordenadora da Pastoral da Comunicação, Vanessa Schmidt explicou a iniciativa. ” Não é o ideal para a paróquia, porque transformar ouro em dinheiro não é muito fácil. Fizemos mais pelo espírito de fraternidade. É uma sugestão. Estamos tentando facilitar as doações. É nesse sentido; Afirma.

Questionada se a atitude não poderia ser vista como adoração de bens materiais por parte da Igreja. Vanessa garantiu que é “totalmente o contrário disso” “É transformar algo que você não usa em algo maior: a revitalização de um templo que você frequenta, de importância espiritual e social”. esclarece.

A arrecadação para a revitalização da Catedral de Colatina começou no início do ano passado e as obras pouco depois, ainda no primeiro semestre de 2019. De acordo com a Pastoral da Comunicação, a Capela do Santíssimo foi o primeiro local a ser recuperado pelo trabalho.


Atrasada em decorrência da pandemia, a entrega da revitalização estava prevista para acontecer na comemoração do Sagrado Coração de Jesus, em junho deste ano. Agora, ainda não há a data certa, apenas há a esperança de celebrar o dia de Nossa Senhora das Graças, em novembro, dentro da Catedral.

A recuperação dos vitrais, de parte elétrica e da estrutura hidráulica também já foi concluída. “Agora, é a parte final: de pintura, gesso e piso. Além de acabamentos de som e climatização”, detalhou Vanessa. Segundo ela o custo total é difícil de ser estimado devido a inúmeras doações em serviços ou matéria-prima.

O Valor de 1 grama de ouro, de acordo com a cotação desta segunda-feira (19) está em R$ 343,55

ES=FALA/ Informação/ A Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido