Moradores de Colatina reclamam da falta de álcool em gel na porta das lojas

Os consumidores em Colatina denunciam a falta de álcool em gel, que deve ser disponibilizado de graça na entrada de todo o comércio, de acordo com decreto estadual. A regra foi estipulada  para prevenção ao contágio do novo coronavírus, proporcionando a higienização das mãos quando não há possibilidade do acesso a água e sabão. 

Hoje, mesmo com a nova onda de covid-19, o álcool em gel ou líquido na entrada de muitas lojas na avenida Getúlio Vargas e outras ruas no Centro, por exemplo, tem se tornado ítem esquecido pelos estabelecimentos, ou seja, deram uma relaxada. Algumas lojas, por sua vez, seguem com avisos sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, mas o álcool não está presente na entrada. Quem vai ao Centro cumprir os compromissos do dia a dia diz que, quando entra nas lojas, procura álcool, mas não acha. 

Além da vacinação contra covid-19 e influenza, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de manter os protocolos de biossegurança devido ao aumento nos casos. 

Popularização do álcool gel

O álcool gel ou álcool 70%, tornou-se bastante conhecido dos brasileiros, em 2009, diante da iminente ameaça da gripe H1N1. A doença, também conhecida como gripe suína, atingiu diversos países nos cinco continentes e o Brasil esteve entre os mais contaminados. Diante do aumento do número de casos e óbitos, as ações de prevenção foram essenciais para evitar o número cada vez maior de pessoas infectadas. Uma das principais formas de combate foi o álcool em gel.

As nossas mãos são um verdadeiro meio de transporte de vírus e bactérias. Elas estão o tempo todo em contato com superfícies e objetos nos diversos locais em que passamos. O hábito de higienizar as mãos com o álcool em gel ao longo do dia em ambientes com grande concentração de pessoas é uma forma eficiente de evitar a proliferação de doenças. O uso do álcool em gel 70% é eficaz e seguro para a higienização e não deve ser substituído pelo utilizado na limpeza doméstica ou por outro que tenha concentração maior, como os de 90%, que causam irritações na pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido