Liberação do saque extraordinário do FGTS anima o comércio de Colatina neste sábado (23)

O comércio de Colatina está animado com o dinheiro que será injetado na economia da cidade com o pagamento de até R$ 1 mil do saque extraordinário do FGTS aos trabalhadores nascidos em janeiro. A renda extra começou a ser paga na última quarta-feira (20). 

Para os empresários do setor lojista, não há como saber a intenção de gastos do consumidor colatinense, mas, seja para dívidas ou diretamente no consumo, o dinheiro é bem-vindo. Quem é empresário afirmou que parte dos recursos vai alavancar as vendas de artigos com preços populares, como calçados, confecções, produtos comestíveis e bebidas. Outra parte deve ir para pagamento de dívidas de menor valor. Por sua vez, os consumidores estão divididos sobre o que vão fazer com o dinheiro. Alguns vão guardar e outros, gastar. Verdade é que os lojistas estão vendo na medida um “bom momento” para aquecer a economia e impulsionar as vendas nesses dias que antecedem o Dia das Mães, em 8 de maio.

Neste primeiro momento, o calendário prevê a liberação de recursos para os nascidos em janeiro. Para quem nasceu em fevereiro, receberá os valores no dia 30 de abril, e assim por diante, até dia 15 de junho, quando recebem aqueles que nasceram  em dezembro. 

SAQUE TEM OBJETIVO DE REDUZIR ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS

O Ministério do Trabalho e Previdência Social informou que o saque tem como objetivo diminuir o comprometimento de renda e o endividamento das famílias por causa da crise sanitária provocada pela covid-19. A maioria dos cerca de 42 milhões de trabalhadores receberá o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não  permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos. Para saber se receberá automaticamente o dinheiro, o trabalhador precisa fazer uma  consulta. O processo pode ser feito tanto no site fgts.caixa.gov.br quanto no aplicativo FGTS. O site informa  apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido