Governo do Estado: agência eleva rating nacional de longo prazo do Banestes de A+(bra) para AA-(bra)

A Fitch Ratings elevou a perspectiva da nota de rating nacional de longo prazo do Banestes de A+(bra) para AA-(bra), com perspectiva estável. Essa é a primeira vez que o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) atinge o grau de avaliação de duplo A, o que demonstra ainda mais a solidez do modelo de negócio praticado pela instituição. O relatório apontou que o banco manteve o perfil financeiro e que se encontra melhor que o dos pares com ratings na faixa “A(bra)”.

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, destacou as ações de crescimento das operações de crédito, com controle de inadimplência, além dos assertivos investimentos em modernização, inovação e parcerias, com os resultados que estão ligados às adequações das estratégicas adotadas no período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Além de superar os desafios do período de pandemia e exercer destaque no cenário de crédito emergencial, aumentando a capilaridade de negócios, o Banestes tem demonstrado uma competitividade cada vez maior no mercado de crédito e de oferta de outros produtos e soluções financeiras. Estamos seguindo com responsabilidade o planejamento, conforme a tendência do cenário de recuperação da economia em 2022”, pontuou Amarildo Casagrande.

“A Fitch Ratings afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB-’ do Banestes S.A. – Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e elevou o Rating Nacional de Longo Prazo do banco para ‘AA-(bra)’, de ‘A+(bra)’. A Perspectiva dos IDRs é Negativa e a do Rating Nacional de Longo Prazo, Estável”, diz o documento.

Ainda segundo o relatório da agência internacional, “a elevação do Rating Nacional de Longo Prazo do Banestes reflete a visão da Fitch de que o banco manteve seu perfil financeiro, que se encontra melhor que o de seus pares com ratings na faixa ‘A(bra)’. A estabilidade da força dos indicadores principais de rentabilidade, capitalização e captação/liquidez nos últimos dois anos e meio sustenta a visão da Fitch”.

O relatório da Fitch traz vários pontos positivos para o Banestes. A avaliação afirma que o perfil de negócios do Banestes é estável, com ampla oferta de produtos e serviços financeiros, e apresenta qualidade dos ativos adequada. Além disso, destaca que o índice de créditos em atraso (Non Performing Loans – NPLs) acima de noventa dias permaneceu controlado e adequado, em 1,8%, em março de 2022 (2,1% em 2021 e 1,9% em 2020).

Entre os pontos positivos do Banestes, destacados pela agência classificadora de riscos, está a forte lucratividade, com resultado operacional/ativos ponderados por risco de 3,5%, em 2021, e 3,4%, em 2020, uma média de 3,2%, de 2018 a 2021. Outro ponto é o bom nível de capitalização, apresentado como adequado e estável. A Fitch acredita que a capitalização do banco continua adequada e suficiente para manter sua estratégia a médio prazo.

A estrutura de captação do Banestes também foi avaliada como estável e diversificada, sendo as principais fontes de financiamento os depósitos à vista, poupança e depósitos a prazo. O índice empréstimos/depósitos foi de 34,5% em março de 2022 e 34,9% em 2021. Este indicador principal teve uma média de 35,8% de 2018 a 2021, um dos índices mais fortes entre os pares. A liquidez é adequada e a Fitch acredita que o índice empréstimos/depósitos aumentará a médio prazo, devido aos planos do Banestes de ampliar a carteira de crédito.

A Fitch destacou que o Banestes é estrategicamente importante para o Espírito Santo, pois atua como seu principal agente de arrecadação de impostos, realizando transferências a municípios e respondendo pela administração do caixa do governo. Além disso, entidades públicas para as quais o banco presta serviços e concede crédito, incluindo fornecedores, assim como funcionários públicos, para quem a instituição concede crédito consignado com desconto em folha, compõem uma importante parcela dos negócios do Banestes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido