Veja os possíveis motivos que fizeram Colatina ser homenageada pela Petrobras com o nome de um navio

O navio Suezmax DP2 Eagle Colatina, é moderno, considerado ecologicamente sustentável. A homenagem feita pela Petrobras, batizando o navio com o nome de Colatina, causou um sentimento de gratidão na população colatinense. Mensagens positivas chegaram pelos canais de acesso do Portal de notícias ES FALA.   

Mas porque a cidade de Colatina recebeu tamanha homenagem? Esse foi o questionamento de alguns leitores do portal. 

EXISTEM TRÊS POSSÍVEIS MOTIVOS:

A primeira é que a empresa selecionou várias cidades brasileiras que começam com C e fizeram uma votação interna, sendo o nome Colatina escolhido com mais votos.

Existem ainda mais duas possibilidades sobre a origem de Colatina ser o nome escolhido. Mesmo Colatina não tendo nenhuma gota de petróleo para chamar de sua, segundo fontes da administração municipal, a cidade geologicamente é relevante para a produção do petróleo.Luiza Bricalli, professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), desenvolve pesquisas sobre placas tectônicas. Estas placas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre, e são elas que sustentam os continentes e os oceanos. 

Em Colatina, existe uma particularidade geológica importante: é a faixa de lineamento Colatina. Essa faixa corresponde à feição estrutural mais importante no estado e é caracterizada por um conjunto de lineamentos, que se inicia a Sul de Vitória, passando pela cidade de Colatina e por Pancas, e terminando no Noroeste, no limite com Minas Gerais. 

Segundo Luiza, esta feição tectônica teria se originado no período neoproterozóico e, durante a idade paleozóica, teria sido reativada, sofrendo movimentos de cisalhamento, um fenômeno que provoca deslocamento. 

Há 40 milhões de anos, o movimento das placas tectônicas contribuiu para o fechamento dos oceanos primitivos. Essa água evaporou e minúsculos vegetais marinhos se depositaram no fundo dos mares. Por meio de decomposição – e também de aumento na pressão e na temperatura –, o material orgânico desses microorganismos deu origem ao petróleo. 

E há ainda uma terceira explicação, de natureza saudosista, para que o navio recebesse o nome Colatina. De acordo com o prefeito Guerino Balestrassi, há um técnico colatinense que trabalha no estaleiro sul-coreano onde foi construída a embarcação de 155 mil toneladas de porte bruto. Por influência desse profissional, o navio teria sido batizado em homenagem à cidade.

Independentemente de qual é o motivo real, Colatina merece a homenagem.  

12 respostas

  1. Eu sou colatinense com muita honra, amo minha cidade, estou muito feliz que a Petrobras tenha homenageado Colatina, sempre sonhei em trabalhar nessa conceituosa empresa, inclusive minha graduação é Tecnologa em Gestão Ambiental, já fiz a graduação com 58 anos, mas graças a Deus consegui, porém em Colatina só no SANEAR tem cargos, mas tem mais de 30 anos que não tem concurso, quando estive lá, me disseram que todos que lá estão são cargos políticos, tbm não fui ver se é verídico, meu sonho seria Petrobras ou Vale. Obrigada Petrobras pela homenagem seja por qual motivo for.
    Abraços
    Mercedes

  2. Saudade, Colatina eu terei
    Saudade, do teu povo tão gentil
    Saudade deste solo que pisei
    Recordarei, o teu céu cor de anil
    Teus bairros, sentinelas a velar
    Teus rios, mansamente a deslizar
    Teus morros em oração
    Eu sinto assim grande emoção

  3. OBRIGADO PETROBRÁS, OBRIGADO ESFALA,EM NOME DOS ORGULHOSOS COLATINENSES. SERIA INTERESSANTE SABER MAIS SOBRE O PROFISSIONAL-TÉCNICO COLATINENSE QUE TRABALHA NO ESTALEIRO SUL-COREANO,ONDE FOI CONSTRUÍDA ESSA EMBARCAÇÃO.

  4. Sou colatinense com muito orgulho , é muito gratificante vê nome da princesinha do Norte do Espírito Santo sendo homenageado , Parabéns a tødøs por essa linda homenagem a cidade e ao povo colatinense . .

  5. A Petrobras arrasou colocando o nome de Colatina neste navio.
    Parabéns 👏🎂👏 Colatina.
    Achei lindo do😍🥂🙌

  6. Sou colatinense de corpo e alma. Nasci nesta cidade onde ordem ainda passava no centro e me criei aí até chegar o dia de bater asas e voar para outro país. Sempre vou ao Brasil e visito minha querida cidade. Fico feliz em ver que Colatina foi homenageada peles petrobras.

  7. Olá!
    Feliz com essa homenagem. Vim muito cedo pra Colatina, aos 5 anos de idade, saído do interior de Santa Teresa-ES, me considero colatinense. Sou bairrista, então, saber que a Petrobrás, uma das maiores do mundo fez essa homenagem a minha cidade, o coração fica cheio de orgulho. Fiquem com Deus e não desistam do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido