Altas temperaturas impactam reservatórios e acendem alerta vermelho para escassez hídrica em Pancas e São Roque do Canaã

Desde a última semana, uma onda de calor assola o Estado do Espírito Santo, trazendo consigo não apenas temperaturas recordes, mas também preocupações sérias com o abastecimento de água potável. Mais de 50 municípios capixabas correm o risco iminente de sofrerem com a escassez hídrica, afetando diretamente a rotina de milhares de habitantes.

Entre as regiões que sentem os impactos mais significativos estão as cidades limítrofes a Colatina, como Pancas e São Roque do Canaã, juntamente com localidades intimamente conectadas ao dia a dia da região, como Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu um alerta de grande perigo, destacado pela cor vermelha, devido às temperaturas que ultrapassam os 5ºC acima da média. Esta advertência, iniciada na última segunda-feira (13), tem previsão de término na sexta-feira (17), mas há a possibilidade de ser estendida, caso as condições persistam.

A elevação no termômetro não apenas impulsionou o desconforto climático, mas também aumentou consideravelmente o consumo de água na região. A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), responsável pelo abastecimento em parte do Estado, reportou uma queda alarmante nos níveis dos mananciais onde a água é captada, impactando diretamente na oferta de água em ao menos 53 municípios.

Dentre as localidades em estado de alerta, Pancas, São Roque do Canaã, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá se encontram no epicentro dessa preocupação, onde a comunidade enfrenta o desafio de lidar com a escassez iminente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido