Família se une em solidariedade: Doação de sangue em tempos de escassez

Em meio a uma preocupante baixa nos estoques de sangue, a unidade do Hemocentro Estadual em Colatina tem enfrentado desafios para suprir as demandas de transfusão. Segundo José Carlos Tosato Junior, coordenador da unidade, todos os grupos sanguíneos estão em escassez, agravada pela alta incidência de dengue na região.

“Temos dengue em alta e isso impacta nos estoques. O nosso componente mais crítico é o concentrado de plaquetas, que só tem cinco dias de validade e essa semana se agrava, porque a gente tem uma semana de quatro dias. Por isso precisamos de um volume maior para que a gente possa compensar aquele volume que não será coletado na sexta-feira”, explica o coordenador.

Diante dessa urgente necessidade, José Carlos decidiu mobilizar a própria família para contribuir com a causa. Na manhã desta quarta-feira (27), ele, sua esposa Katia Aparecida Martins Tosato e o filho José Carlos Tosato Netto foram até o Hemocentro em Colatina para realizar doações de sangue.

A iniciativa da família Tosato é um exemplo inspirador de solidariedade e comprometimento com a comunidade local. Ao se unirem para doar sangue, eles não apenas ajudam a repor os estoques do hemocentro, mas também incentivam outras pessoas a seguirem o mesmo exemplo.

“A doação de sangue é um gesto de amor ao próximo e de responsabilidade social. Nossa família se sente honrada em poder contribuir, mesmo que de forma modesta, para salvar vidas”, destaca Katia Aparecida Martins Tosato.

A atitude da família Tosato destaca a importância da mobilização coletiva em tempos de crise. A solidariedade e a união familiar são poderosas ferramentas na luta contra a escassez de sangue e na promoção da saúde pública.

Para aqueles que desejam seguir o exemplo da família Tosato e fazer sua parte, o Hemocentro em Colatina está de portas abertas para receber doações de sangue, nesta sexta estará fechado e reabre na próxima segunda-feira (1º). Cada doação pode fazer a diferença na vida de pacientes que dependem desses recursos para sobreviver.

Diante do atual cenário de escassez, é fundamental que mais pessoas se juntem a essa nobre causa e se tornem doadoras regulares de sangue. Afinal, juntos podemos salvar vidas e fazer a diferença na comunidade onde vivemos.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido