HBR anuncia construção de polo aeronáutico em Linhares: investimento de R$ 2 bilhões impulsionará setor de aviação

A HBR, gigante da aviação, revelou planos ambiciosos de estabelecer um polo aeronáutico próximo ao Aeroporto de Linhares. Com um investimento projetado na casa dos R$ 2 bilhões, o complexo será dedicado principalmente à conversão de aeronaves de passageiros em aviões cargueiros, visando atender grandes companhias como Amazon e Mercado Livre.

O projeto elaborado pela HBR abrange uma área construída de 150 mil m² e um pátio de circulação de aeronaves de 300 mil m². Este incluirá 15 hangares destinados à conversão e manutenção de aviões de grande porte, além de instalações como prédio administrativo, hangares de pintura de aeronaves e a HBR Academy, um centro de formação de profissionais especializados.

O Espírito Santo emergiu como o local escolhido para o investimento, superando o Ceará, devido à sua proximidade com os principais centros consumidores do país, incentivos fiscais e estabilidade institucional.

Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo, destacou o papel fundamental do Aeroporto de Linhares neste empreendimento, explicando que a prospecção começou há mais de um ano. Ele ressaltou a intenção de transformar o terminal em uma ferramenta para o desenvolvimento regional.

Com o aumento da demanda por conversão de aeronaves, especialmente por operadoras de e-commerce como Mercado Livre e Amazon, o polo aeronáutico em Linhares promete atender tanto companhias nacionais quanto multinacionais, incluindo aquelas que operam em países vizinhos.

Embora a HBR tenha dado o aval para o projeto, um dos principais desafios enfrentados é a disponibilidade de terrenos, cerca de 500 mil m², próximos ao aeroporto para garantir acesso à pista. No entanto, as negociações já foram iniciadas em parceria com a Prefeitura de Linhares.

Na fase inicial, estima-se a geração de mil empregos, número que pode chegar a 2 mil durante o pico da operação. Para fortalecer a formação de profissionais especializados, a HBR estabelecerá uma academia de educação própria em Linhares, em parceria com a UVV, universidade privada que já investe no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido