O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES), em parceria com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down (Vitória Down), iniciou nesta segunda-feira (2) as aulas práticas da segunda turma do Projeto Brigada 21. Exclusivamente formada por pessoas com síndrome de Down, a iniciativa busca capacitar os participantes em combate a incêndios, primeiros socorros e evacuações de emergência.
As aulas da segunda turma começaram em 6 de novembro, com uma combinação de conteúdos teóricos e práticos ministrados pelo Centro de Ensino e Instrução Bombeiro Militar (CEIB). O treinamento conta com o suporte de pedagogos, psicólogos e educadores da Vitória Down.
Nesta segunda-feira, os alunos participaram de atividades práticas em simuladores da corporação, incluindo o uso de extintores e o controle de princípios de incêndio na cozinha. Após a formatura, prevista para o dia 26 de dezembro, os participantes estarão habilitados a atuar em emergências, orientando e auxiliando na preservação de vidas.
SIGA O INSTAGRAM DO PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA:@esfalaoficial

Um projeto pioneiro
Iniciado em 2021, o Brigada 21 formou sua primeira turma em 2022, com uma carga horária total de 20 horas. O governador Renato Casagrande, na época, destacou o impacto do projeto na quebra de preconceitos e na promoção da inclusão.
Os brigadistas da primeira turma agora atuam como monitores, colaborando com os instrutores do Corpo de Bombeiros no treinamento da nova equipe.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, enfatizou os benefícios mútuos da iniciativa:
“A Brigada 21 promove não apenas a inclusão e representatividade das pessoas com síndrome de Down, mas também um valioso intercâmbio de experiências entre os bombeiros militares e seus alunos.”
Após a conclusão da primeira turma, o projeto foi apresentado no Conselho Nacional dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), com o objetivo de inspirar outras corporações a adotarem iniciativas semelhantes.













