A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou a Portaria Seme/199/2025, que define as diretrizes para matrículas, pré-matrículas e cadastros de reserva da Educação Infantil, destinada a crianças de 1 a 5 anos, para o ano letivo de 2026. O objetivo é garantir um processo transparente e organizado para o acesso às unidades de ensino da rede pública municipal.
Para as unidades listadas no item 1.5 da portaria — todas localizadas no interior de Linhares — as matrículas serão realizadas diretamente nas escolas, seguindo ordem de chegada. Confira as instituições:
- CEIM Agostinho Rigoni – Pontal do Ipiranga
- CEIM Alfredo Christ – São Rafael
- CEIM Jean Carlos Bastos – Guaxe
- CEIM Vila Regência – Regência
- CEIM Vovó Aurora – Povoação
- CEIM Wenderson Nico de Freitas – Farias
- CEIM Gerôncio Francisco – Humaitá
- CMEIEF Alcides Marinato – Bagueira
- CMEIEFTI Boa Esperança – Chapadão das Palminhas
- EMPEIPEF Areal – Estrada para Regência
- EMPEIPEF Bibiana Costa – Desengano
- EMPEIPEF Córrego Dr. Jones – Córrego Dr. Jones
- EMPEIPEF Bananal do Sul – Bananal do Sul
- EMPEI Paulo Damião Tristão Purinha – Assentamento do Humaitá
- EMPEIUEF Terra Alta – Terra Alta
- EMPEIPEF Florentino Rodrigues Batista – Perobas
- EMPEIPEF Córrego Japira – Japira
- EMPEIUEF Ema Sartório Biancardi – Rio das Palmas
- EMPEIPEF Córrego São Pedro – Santa Rosa
Demais escolas terão pré-matrícula online
As unidades de Educação Infantil listadas no item 1.6 da portaria receberão pré-matrículas exclusivamente pela internet, por meio do sistema:
linhares.sisp.com.br
Famílias sem acesso à internet poderão usar computadores disponíveis nas escolas da rede municipal, das 8h às 17h.
Durante o cadastro, pais ou responsáveis podem indicar até três opções de escolas e turnos. A classificação será definida pela ordem de inscrição no sistema eletrônico.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula, após a classificação ou no atendimento presencial do interior, é necessário apresentar:
- Certidão de Nascimento ou RG da criança
- Comprovante de residência
- Declaração de Situação Vacinal atualizada
- Documentos previstos no item 8.1 da portaria
As datas e prazos de cada etapa estão detalhados no item 10 – Cronograma da Portaria Seme/199/2025.
A portaria completa está disponível em anexo nesta matéria. Em caso de dúvidas, as famílias devem procurar a unidade escolar mais próxima ou a Secretaria Municipal de Educação.















