Agora

Professores da rede estadual poderão comer nas escolas sem perder tíquete-alimentação no ES

Projeto aprovado pela Assembleia Legislativa pode beneficiar cerca de 20 mil professores da rede estadual; medida ainda depende da análise do governador

Por ES Fala
· 1 min de leitura Atualizado · Sem comentários
Professores da rede estadual poderão comer nas escolas sem perder tíquete-alimentação no ES

Professores da rede estadual do Espírito Santo poderão passar a fazer as refeições servidas nas escolas sem perder ou ter redução no tíquete-alimentação. A mudança está prevista no Projeto de Lei nº 518/2026, aprovado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

A medida pode alcançar cerca de 20 mil professores em efetivo exercício na rede estadual. Pelo texto aprovado, os docentes poderão fazer as refeições nos mesmos horários e turnos dos estudantes e terão acesso ao mesmo cardápio oferecido nas unidades de ensino.

Um dos principais pontos da proposta é que o professor não perderá o tíquete-alimentação por fazer a refeição na escola. O fornecimento da alimentação não poderá provocar desconto, redução ou retirada do benefício recebido pelo servidor.

Merenda dos alunos deverá ser preservada

O projeto estabelece que a inclusão dos professores não poderá reduzir a quantidade nem comprometer a qualidade da alimentação oferecida aos estudantes.

Para bancar as refeições dos profissionais, o Estado deverá prever recursos específicos. As verbas destinadas exclusivamente à alimentação dos estudantes, como as provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deverão ser preservadas, ressalvada eventual regulamentação federal específica.

Durante a discussão da proposta, os autores também argumentaram que permitir aos professores fazer as refeições nas unidades pode contribuir para reduzir o desperdício de alimentos e favorecer a convivência entre docentes e estudantes.

O projeto é de autoria dos deputados estaduais Fabrício Gandini (Podemos) e Marcelo Santos (União). A matéria foi relatada nas Comissões Reunidas de Justiça, Educação e Finanças pelo deputado Mazinho dos Anjos (MDB).

Ainda não está valendo

Apesar da aprovação pela Assembleia, a medida ainda não é lei. O projeto segue para análise do governador Ricardo Ferraço, que poderá sancionar ou vetar o texto.

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Educação

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.