Governo do Estado requer licença de instalação de macrodrenagem no bairro Carlos Germano Naumann em Colatina

O Governo do Estado do Espirito Santo deu mais um importantíssimo passo para resolver um dos maiores problemas existentes no município de Colatina: as enchentes decorrentes das cheias dos Córregos do Ouro e São Silvano. Um transtorno que tende a acabar até 2021, um sonho de um dos bairros mais populosos de Colatina e uma das principais vias da cidade que é ocupada por várias empresas.

O Governo do Estado tornou público que requereu ao IEMA, no dia 17 de abril a licença de instalação referente a atividade de Macrodrenagem no bairro Carlos Germano Naumann, através do processo de Nº87259370 e protocolo de Nº006023/2020.

O Programa vai contemplar cinco (5) estruturas de amortecimento de cheias que tem objetivo de evitar que a água resultante de alagamentos chegue com muita velocidade ao Córrego São Silvano, além de três (3) quilômetros de galerias e um (1) Parque Linear que vai ser feito nas proximidades da Metalosa.

As ações são integrantes da parte macro do Programa que depois de executado e finalizado vai criar benefícios de segurança para empresas instaladas nos bairros São Silvano e Carlos Germano Naumann, além da valorização de toda a região.

De acordo com o estudo hidrológico feito para o planejamento, as galerias subterrâneas e os barramentos de contenção vão diminuir o volume de água que, ao longo dos anos, tem provocado transtornos aos moradores locais. Isso vai melhorar e muito a qualidade de vida das pessoas, inclusive a mobilidade urbana local.

Moradores que sofrem há décadas com o problema quando chove mais intensamente tendo, inclusive, muitos deles, perdido desde bens imóveis até automóveis com os alagamentos no bairro Carlos Germano Naumann, ressaltam que será a realização do maior desejo da comunidade e dos empresários e comerciantes do local. 

Alcir Quintana, morador do Bairro por décadas, diz: “Já vi famílias inteiras perderem tudo de uma hora pra outra. Com a obra esse pesadelo vai acabar, se Deus quiser”.   

Segundo o Vereador Renan Bragatto, cuja família é do Carlos Germano Naumam ressalta ” Desde quando iniciamos nossa caminhada como Vereador em Colatina, no ano de 2017, sempre lutamos para que a obra da macrodrenagem fosse realizada. Nosso agradecimento ao Governo do ES que dá mais esse passo importante rumo a realização da obra”. Afirma Bargatto.

“A Macrodrenagem vai ser de vital importância para o município”, afirmou Marcus Vicente, secretário de Estado de Saneamento,  Habitação  e Programas Urbanos. O secretário informou ainda que a licitação para execução da obra deverá ser aberta após os trâmites legais. “Se tudo ocorrer conforme nós estamos planejando, a obra de macrodrenagem deverá ser executada até 2021 custando R$ 36 milhões de reais”, finalizou Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido