Equipe de Robótica do Ifes Colatina disponibiliza projetos para produção de videolaringoscópio 3D

A Equipe Titãs da Robótica do Campus Colatina criou um site para divulgar instruções sobre como produzir, a baixo custo, o videolaringoscópio 3D, equipamento hospitalar que permite realizar a entubação de pacientes que necessitam de ventilação mecânica com menor risco de contaminação e melhor eficiência para os profissionais de saúde. O equipamento alcança este objetivo garantindo um distanciamento mais seguro de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A produção do equipamento requer uma impressora 3D e componentes que podem ser adquiridos facilmente na internet.

O propósito do site é estimular que instituições da área de saúde, empresários e a comunidade em geral também possam contribuir com a produção do equipamento para fornecer para a área médica.

O videolaringoscópio 3D foi desenvolvido pela Equipe Titãs da Robótica do Ifes – Campus Colatina em conjunto com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM) e a Receita Federal. A página oferece três modelos e todas as informações técnicas para produzir o dispositivo.

A iniciativa conta com o poio da Basis Tecnologia da Informática S.A., que forneceu 3 impressoras 3D para o campus e insumos para a fabricação do equipamento.

Mais informações podem ser obtidas, também, pelo e-mail [email protected]. A equipe oferece orientações e contatos para que o equipamento seja entregue para instituições médicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido