Explosão de casos de COVID-19 em Baixo Guandu teve origem única

Os casos específicos das cidades de Baixo Guandu e Ecoporanga, que durante 45 dias conseguiram evitar com muito esforço a chegada da COVID-19, mas perderam a luta a partir de um caso único da doença, onde o contaminado não observou o isolamento e disseminou o vírus.

O resultado tanto para o Guandu quanto para Ecoporanga foi desastroso: a partir deste primeiro caso o número de contaminados cresceu assustadoramente, num processo de transmissão onde não foi respeitado o isolamento social.

Segundo matéria replicada pelo site Folha1, da cidade de Baixo Guandu, o caso que originou a transmissão foi de um proprietário de uma Van, que buscou mercadorias em São Paulo, entregou pessoalmente no comércio e frequentou normalmente vários outros lugares, desencadeando a transmissão do vírus. Quando sentiu os sintomas e procurou socorro médico, ” o estrago já estava feito”. Esta pessoa, por sinal, já está curada, mas dela desencadeou-se a circulação do vírus que resultou, atualmente, em número significativo de contaminados

O prefeito de Baixo Guandu Neto Barros até admite o Lockdown na cidade, mas na quarta-feira (20) fez uma reunião de emergência com a CDL e o pessoal da Saúde do município e a medida ainda não foi tomada.

“Se nós nos organizarmos, reforçando o isolamento social e mantendo todos os cuidados, poderemos evitar mais mortes e o agravamento da crise econômica, que já está também preocupando muito”, disse hoje o prefeito Neto Barros.

Baixo Guandu conduziu de forma muito elogiada a prevenção à pandemia, evitando por 45 dias a chegada da COVID-19 no município. Porém um caso isolado, onde faltou conscientização da necessidade de isolamento, desencadeou a crise.

Dos casos confirmados em Guandu, 5 são de pessoas que residem em outras cidades e foram diagnosticadas aqui mas já voltaram para suas cidades de origem. Tirando um óbito e os 20 curados, mais os de fora, são 17 casos ativos na cidade, que ainda tem 53 casos suspeitos aguardando resultado.

O prefeito Neto Barros alerta que a crise sanitária é grave e exige de todos responsabilidade neste momento. Neto voltou a pedir o isolamento social , o uso (obrigatório) de máscaras de proteção e diz que aguarda a evolução da doença para, se for preciso, decretar o Lockdown.

O prefeito espera, no entanto, que esta medida extrema pode ser evitada se a sociedade se unir na luta contra a disseminação do novo coronavírus.

ES-FALA/Informação Folha1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido