Espírito Santo se mantém com nota máxima em classificação do Tesouro Nacional

De acordo com um levantamento divulgado nesta segunda-feira (24) pela Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Economia, o Espírito Santo se manteve com a nota ‘A’ na chamada Capag (capacidade de pagamento). 

Rondônia também entrou na categoria A e o Piauí deixou de integrar o grupo ao passar de B em 2019 para C em 2020. De acordo com os critérios, apenas Estados com classificação A ou B podem contrair empréstimos garantidos pelo Tesouro.

O indicador mostra ainda que o Espírito Santo tem capacidade de cumprir com suas obrigações financeiras e poupar recursos.

No total, também estão habilitados a tomar empréstimos garantidos pela União os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Pará, Paraíba, Paraná e São Paulo. 

Por outro lado, 16 unidades federativas não podem fazê-lo. Além da piora do Piauí para a nota C, 12 estados mantiveram esta classificação na comparação com o ano anterior: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. 

Com nota D, continuaram os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido