Agência do Banco do Brasil em São Silvano poderá virar loja

O Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, se reuniu com diretores do Sindicato dos Bancários/ES e empresários para discutir os impactos socioeconômicos da reestruturação do Banco do Brasil para o município. O processo de reestruturação anunciado pelo banco no último dia 11 planeja fechar 361 agências e postos de atendimento em todo o país, além de demitir mais de 5 mil funcionários.

Balestrassi se disse preocupado com os impactos das mudanças para a economia de Colatina. A diretora do Sindicato Goretti Barone informou ao prefeito que a unidade São Silvano do Banco do Brasil perderá o status de agência e passará a funcionar como loja. Ela acrescentou que a Seret Colatina, centro de recolhimento de valores, também será fechada.

FIM DOS CAIXAS PRESENCIAIS

Segundo a dirigente, com a mudança de perfil da agência o serviço de caixa presencial será extinto. “Hoje, em média, 180 pessoas utilizam os serviços de caixa diariamente na agência São Silvano. Transformando-se em loja, restará aos clientes apenas as operações oferecidas nos caixas eletrônicos e atendimento negocial. Se o cliente precisar fazer uma operação na boca do caixa, precisará se deslocar até o Centro de Colatina. Quem depende de ônibus, gastará entre 20 a 30 minutos para fazer esse trajeto. Isso representa mais pessoas se aglomerando no transporte público e na agência do Centro em plena pandemia”, disse a sindicalista ao prefeito. “Para o idoso ficará tudo ainda mais difícil”, completou Lauro Francisco de Paula, que representou os aposentados do BB na reunião.

O empresário Thiago Dias, da Pró-Grão Importação e Exportação de Café, que também participou da reunião, disse ao prefeito que a mudança de perfil da agência causará transtornos para os empresários de Colatina e região. Ele explicou que muitos empresários de municípios vizinhos e de distritos de Colatina usam os serviços da agência quando estão em trânsito no município.

Goretti acrescentou que esteve conversando com comerciantes de São Silvano e que também se disseram apreensivos com as mudanças. “Haverá uma loja no lugar da agência e essa mudança trará impactos para os comércio local”, assinalou a dirigente.

MUDANÇA PREOCUPA BALESTRASSI

O prefeito de Colatina reafirmou sua preocupação não só com a mudança de perfil da São Silvano como com o fechamento da Seret, que representará perdas de arrecadação para o município. O prefeito prometeu que irá mobilizar deputados e senadores da bancada capixaba para tentar barrar a reestruturação do BB em Colatina. Ele pediu para que o Sindicato, empresários e a sociedade civil em geral também ajudem a pressionar os deputados e senadores.

Participaram da reunião com o prefeito de Colatina, além dos diretores do Sindicato, Goretti Barone e Weber Birchler, o empresário Thiago Dias e Lauro Francisco de Paulo, representando os aposentados do Banco do Brasil. Na ocasião do encontro, foi entregue ao prefeito uma carta explicando os impactos da reestruturação e o plano do Governo Bolsonaro e da equipe econômica chefiada pelo ministro Paulo Guedes para privatizar o BB.

Uma resposta

  1. Bom dia a todos. Se a população for chamada a participar dessa intervenção, para que o Banco do Brasil não se torne uma loja, sugiro que se faça um plebiscito ou algo em que ela possa expressar sua opinião publicamente. Não podemos perder aquilo que conquistamos e que faz bem a nossa cidade. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido