Campanha de vacinação contra febre aftosa começa neste sábado (1º), em Colatina

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021 em Colatina começa no dia 1º de maio. Nessa etapa deverão ser imunizados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade. A vacinação termina no dia 31 de maio. 

A declaração de comprovação da vacina junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) termina dia 10 de junho, prazo que também é importante ser obedecido para evitar penalidades e contratempos desnecessários. 

Conforme o médico veterinário do Idaf, Júlio Mendes Galdino, a vacinação do rebanho e a notificação são essenciais para a manutenção de Colatina como área livre de febre aftosa com vacinação e continuar evoluindo para a retirada futura da vacina. Segundo ele, outro prazo que o pecuarista deve respeitar é o de apresentação dos comprovantes da compra e da vacinação no escritório do Idaf que em Colatina fica na Avenida Getúlio Vargas, ao lado da Caixa no centro, até o dia 10 de junho. 

O produtor que não comprovar a vacinação, estará sujeito à multa, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais. Júlio frisou também que no ano passado, mesmo com a pandemia, Colatina conseguiu imunizar 98% do rebanho na primeira etapa. A segunda etapa da vacinação está prevista para o mês de setembro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido