Colatina continua em risco alto. Veja o novo horário de funcionamento do comércio para a próxima semana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A cidade de Colatina permanecerá em risco alto para a covid-19, na semana que vem. Ao todo, 56 cidades capixabas estarão nessa classificação, a partir da próxima segunda-feira (3), e outras 22 no risco moderado. A principal novidade é que nenhum município está mais no risco extremo.

A nova atualização do Mapa de Risco foi apresentada nesta sexta-feira (30), pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante pronunciamento ao vivo.

Antes do pronunciamento, havia uma expectativa de que o governador anunciasse mudanças nas regras do funcionamento das escolas no Espírito Santo. No entanto, Casagrande afirmou que ainda não houve um entendimento com representantes dos sindicatos das escolas e dos professores e, portanto, as regras permanecem as mesmas na semana que vem. No entanto, o governador admitiu a possibilidade de haver mudanças na semana seguinte.

“Estamos discutindo um passo adiante. Não conseguimos fechar um entendimento nesta semana, mas eu espero que, na semana que vem, a gente feche. A gente tem interesse em dar mais um passo, que a gente possa buscar algum entendimento a mais nos municípios que estão em risco alto. Mas a gente quer fazer isso discutindo com os sindicatos dos proprietários das escolas e com os sindicatos dos trabalhadores, para que a gente possa ter toda segurança. Na sexta-feira que vem certamente a gente tem alguma decisão tomada”, destacou.

Atualmente, nas cidades de risco alto só é permitido o atendimento presencial de forma individualizada. Para isso, é necessário o prévio agendamento. Já nos municípios de risco moderado, as aulas presenciais podem contar com 50% dos alunos em sala de aula e os outros 50% no ensino remoto. Ao longo das semanas, é feito um rodízio dos alunos que participam das aulas presenciais e dos que assistem às aulas por meio online.

O governador anunciou também mudanças de regras no funcionamento do comércio nas cidades classificadas no risco alto para a semana que vem. Por ser a semana que antecede o Dia das Mães. O horário de funcionamento dos estabelecimentos  será estendido de maneira excepcional.

Na próxima semana, o comércio de rua poderá funcionar das 10h às 20h de segunda à sexta-feira, e no sábado das 8h às 18h em Colatina e em todas as cidades que foram classificadas em risco alto.

“Temos o Dia das Mães. É um dia importante pela questão sentimental e é um dia importante para o comércio. A partir de segunda-feira, o comércio de rua e de shopping poderá funcionar, extraordinariamente por conta dessa data, de 10 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e no sábado, de 8 às 18 horas”, informou.

Casagrande também explicou o motivo de o governo permitir que as lojas abram a partir das 8 horas no sábado e às 10 horas ao longo da semana. “A demanda por transporte público no sábado é menor. Nós estamos mantendo horário de início de funcionamento às 10 horas, de segunda a sexta, porque a gente quer distribuir a demanda por transporte público”, frisou.

Mesmo com a flexibilização, o governador destacou a importância de os protocolos de segurança continuarem sendo seguidos pela população. “Vamos continuar com a disciplina mesmo com o Dia das Mães. Se forem sair, saiam com a máscara e cobrem dos comerciantes para que não permitam que as pessoas entrem sem máscara nos estabelecimentos. A máscara evita o contágio”.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular