Colatina terá o IX Concurso de Qualidade do Café Conilon

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Produtores de café conilon já podem se preparar para a 9ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Colatina. Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural, com apoio do Incaper e do Ifes de Itapina, o concurso vai oferecer aos vencedores prêmios que totalizam R$15 mil. O regulamento será divulgado em breve e terá inscrições abertas em julho.

Além de promover o desenvolvimento do setor agropecuário no município, o concurso é uma vitrine para os produtores e um atrativo para o turismo na região. Os amantes de cafés especiais também vão poder conhecer novas amostras.

O evento é um reconhecimento e incentivo para a produção do café Conilon de qualidade, com aplicação de práticas sustentáveis e de melhoria do processamento pós-colheita, visando a conquista de um mercado diferenciado, agregando valor à produção e gerando qualidade de vida no campo.

Conilon

De acordo com dados do Incaper, Colatina está entre os 14 maiores produtores de café Conilon do Estado. A variedade faz do Espírito Santo o responsável por cerca de 70% da produção nacional. É a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras quentes, e responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola.

Neste mês de maio, o Espírito Santo conquistou a Indicação Geográfica (IG) para o café conilon, na categoria de Indicação de Procedência (IP), representando um alcance maior do produto como marca do nosso estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular