Colatina terá o IX Concurso de Qualidade do Café Conilon

Produtores de café conilon já podem se preparar para a 9ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Colatina. Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural, com apoio do Incaper e do Ifes de Itapina, o concurso vai oferecer aos vencedores prêmios que totalizam R$15 mil. O regulamento será divulgado em breve e terá inscrições abertas em julho.

Além de promover o desenvolvimento do setor agropecuário no município, o concurso é uma vitrine para os produtores e um atrativo para o turismo na região. Os amantes de cafés especiais também vão poder conhecer novas amostras.

O evento é um reconhecimento e incentivo para a produção do café Conilon de qualidade, com aplicação de práticas sustentáveis e de melhoria do processamento pós-colheita, visando a conquista de um mercado diferenciado, agregando valor à produção e gerando qualidade de vida no campo.

Conilon

De acordo com dados do Incaper, Colatina está entre os 14 maiores produtores de café Conilon do Estado. A variedade faz do Espírito Santo o responsável por cerca de 70% da produção nacional. É a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras quentes, e responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola.

Neste mês de maio, o Espírito Santo conquistou a Indicação Geográfica (IG) para o café conilon, na categoria de Indicação de Procedência (IP), representando um alcance maior do produto como marca do nosso estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido