Declarações do IR movimentam escritórios de contabilidade em Colatina

O prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina no próximo dia 31. Esse limite já é a prorrogação dada pela Receita Federal devido à epidemia do coronavírus. Anteriormente a entrega estava prevista para 30 de abril. Por essa razão, os contribuintes devem ficar atentos para não perder a data, porque caso isso ocorra terão que arcar com multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Além disso, poderá ficar com o CPF pendente de regularização. 

Em Colatina, os escritórios de contabilidade estão fazendo horas extras de segunda a sexta-feira e também trabalhando aos sábados e domingos para atender a crescente demanda. A expectativa é de que, a partir da próxima semana, o serviço após o expediente se amplie. 

A perspectiva do setor na cidade é baseada na projeção dos escritórios contábeis, que esperam um aumento de 30% a 40% nos próximos dias na procura para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

No Carlito Contabilidade, localizado no bairro São Silvano, a funcionária Lidiane Marquezini contou que 15 funcionários estão por conta só de atender clientes que desejam fazer as declarações e ainda há pessoas na espera pelo serviço.”Nós atendemos com agendamento, mas tem pessoas que vêm sem horário marcado e já saem do escritório com o serviço realizado”, disse Lidiane. 

Ainda de acordo com ela, quem deixar para a última semana para declarar, pode correr o risco de não ser atendido no local.”Nos esforçamos para atender a todos, mas orientamos que nos procurem o quanto antes, porque na última semana o volume de trabalho é muito maior”, afirmou. 

Ela confirmou também que o escritório faz uma relação de documentos necessários para declarar aos clientes e manda via WhatsApp ou mesmo passa a lista por telefone. Finalizou dizendo que, quem ainda não declarou, deve fazer isso o quanto antes porque, ao que tudo indica, não haverá mais mudança no prazo final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido