Entrega da declaração do ITR começa na segunda-feira(16). Contador de Colatina explica o passo a passo de como fazer!

A Receita Federal já definiu o prazo para a entrega da declaração do Imposto Territorial Rural(ITR). Neste ano, pessoas físicas e empresas proprietárias ou possuidoras de qualquer título do imóvel em área rural poderão transmitir os dados a partir de 16 de agosto.

Para evitar atrasos e congestionamentos no sistema da Receita, os escritórios de contabilidade já estão fazendo contato com proprietários de imóveis e pedindo antecipação, garantindo que todos os dados sejam repassados ao Fisco em tempo hábil. 

De acordo com Maurício Matias, proprietário da Matias Contábil, localizada na avenida Getúlio Vargas, no Centro, sua equipe está toda preparada para receber o homem do campo. Ele lembra quais os documentos necessários para a declaração: “O produtor rural deve comparecer ao escritório com a documentação atualizada do terreno para a gente verificar se teve alguma mudança, alguma retificação de área e também ver o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Quando a gente faz a declaração, eu pergunto se houve retificação de área e também verifico se o valor do hectare está legalizado. Tem que trazer a certidão atualizada do cartório e o último ITR”, destacou o contador. Maurício confirmou também que o prazo de entrega da declaração vai de 16 de agosto a 30 de setembro.

Quem perder a data pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido.Vale lembrar que o contribuinte pode fazer a própria declaração, através do Programa Gerador da Declaração do ITR, que será disponibilizado na página da Receita Federal e transmiti-la pela Internet. O endereço é: gov.br/receita federal.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido