Vencedores do IX Concurso de Qualidade do Café serão anunciados nesta sexta-feira no IFES Itapina

A 9ª edição do Concurso Qualicafé de Colatina vai eleger o melhor café conilon produzido no município e premiar, no total, 10 produtores, além de uma Associação de Produtores, que alcançaram as melhores notas no Concurso. O primeiro lugar vai levar premiação de R$3.500 reais. A premiação total soma R$ 15 mil.

O evento terá início às 7h30 com café da manhã, seguido pela palestra com o extensionista do Incaper, Tássio da Silva de Souza sobre “Os desafios e as oportunidades da produção de Conilon Especial”. Tássio é classificador e degustador de cafés, mestre de torra de café formado pelo centro de preparo de cafés de São Paulo. O anúncio dos vencedores vai acorrer às 10h, após a palestra.

Entre os premiados, alguns atingiram a nota mínima de 80 pontos para serem classificados como café especial, segundo parâmetros estabelecidos pelo Instituto de Qualidade do Café. No total, o concurso recebeu 45 amostras de café conilon, entre amostras individuais e de Associação de Produtores.

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural, Raphael Guimarães, o Concurso confirma a altíssima qualidade do conilon produzido no município, que se destaca na rota dos cafés especiais que merecem maior vitrine comercial. “Com a pontuação atingida por esses cafés, que foi mensurada por uma comissão técnica certificada, poderia obter prêmio nacional. Agora que atingimos a expectativa do mercado quanto à qualidade, buscamos também atratividade para a comercialização”, pontuou Raphael.

INSCRIÇÃO

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no dia e local do evento, no Ifes de Itapina, a partir das 7h30. Mais informações com a Secretaria Semdir: 3177-7059.

CONILON


O café conilon de melhor qualidade pode garantir sobretudo corpo e acidez à bebida. No mês de maio deste ano, o Espírito Santo conquistou a Indicação Geográfica (IG) para o café conilon, na categoria de Indicação de Procedência (IP), representando um alcance maior do produto como marca do nosso estado.

De acordo com dados do Incaper, Colatina está entre os 14 maiores produtores de café conilon do Estado. A variedade faz do Espírito Santo o responsável por cerca de 70% da produção nacional. O conilon é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras quentes, e responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola.

Segundo a Coopeavi, estima-se que a oferta de café conilon especial no país, praticamente toda concentrada no Espírito Santo, é em torno de 35 mil sacas por safra.

O Concurso é uma realização da Prefeitura de Colatina, por meio da Semdur, Ifes Campus Itapina e Incaper, com apoio do Idaf, Sebrae, Café Meridiano, Coopeavi, Associação dos Produtores Rurais de Colatina (Aprucol), Central de Associações de Produtores Rurais de Colatina (Cenapruc), Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido