Colatina recebe nesta sexta-feira, etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021

A 15ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021, em Colatina, está avaliando animais nesta sexta-feira (27). Os abates estão acontecendo em um frigorífico da cidade.

O Circuito é iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN). “O Espírito Santo recebe pela primeira vez neste ano uma etapa do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. O Circuito Nelore de Qualidade é uma competição importante para agregar conhecimento e avaliar a qualidade do trabalho no estado”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

“É uma grande satisfação receber uma etapa do Circuito Nelore de Qualidade no Espírito Santo. A pecuária do estado evolui gradativamente e, sem dúvida, sediar o Circuito é muito importante para os produtores locais”, diz Carlos Tadeu Bastos da Rosa, presidente da ACCN.

O Circuito tem mais 20 etapas programadas até o fim do ano: Nova Andradina (MS), Redenção (PA), Santana do Araguaia (PA), Ituiutaba (MG), Iturama (MG), Pimenta Bueno (RO), São Miguel do Guaporé (RO), Vilhena (RO), Mozarlândia (GO), Senador Canedo (GO), Lins (SP), Naviraí (MS), Nanuque (MG), Anastácio (MS), Ponta Porã (MS), Itapetinga (BA), Diamantino (MT), Andradina (SP), Teixeira de Freitas (BA) e Campo Grande (MS).

Neste ano, o Circuito conta com mais um campeonato nacional: “Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado”, com a participação de progênies de touros identificados. Trata-se de mais uma oportunidade para comprovar a qualidade da genética selecionada.

Outra novidade é a Medalha Ouro Branco, que valoriza os lotes de fêmeas com até quatro dentes incisivos permanentes (d.i.p.) e machos castrados com até dois d.i.p., com cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito cresce a cada ano: em 2021, já estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido