Agricultor colatinense é preso por atear fogo em terreno

Um produtor rural foi preso nesta terça-feira (05), na localidade de Córrego da Puaia, zona rural de Colatina, depois de colocar fogo em terreno de sua propriedade. Esse produtor rural relatou para os Bombeiros que foram ao local que ele pretendia fazer uma queimada, que inclusive fez aceiros que é uma capina na estrada para impedir que o fogo se espalhe mas que o mesmo fugiu ao seu controle se espalhando para outras duas propriedades atingindo uma área correspondente a 5 campos de futebol.

Pelo prejuízo causado o produtor rural foi detido e encaminhado pela Polícia Ambiental para a 15a Delegacia Regional da Polícia Civil de Colatina onde foi autuado por incêndio culposo e enquadrado na Lei de Crimes Ambientais. Ele foi liberado se comprometendo a comparecer em juízo.

Restou a questão administrativa que cabe ao Instituto de Defesa Florestal (Idaf), porque além de responder criminalmente por provocar incêndio ele também pode ser multado pelo crime ambiental.

Neste ano em Colatina esse é o terceiro produtor rural que é encaminhado à Delegacia de Polícia por provocar incêndio em vegetação.

Considerando os 11 municípios atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Colatina esse total sobe para 5 pessoas presas por provocar incêndio em vegetação.

As queimadas de qualquer tipo estão proibidas. A proibição começou em maio e termina no final de outubro e pode ser prorrogada pelo Idaf caso essa situação de pouca chuva perdure por mais tempo.

ES FALA: foto ilustrativa crédito redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido