Governo do Estado vai investir R$ 1,5 bi para melhorar e ampliar capacidade de rodovias do ES

O Governo do Estado vai investir R$ 1,5 bilhão para revitalizar cerca de mil quilômetros da malha rodoviária no Espírito Santo. A ideia do chamado  “Programa Rodoviário do Estado do Espírito Santo BID IV” é reabilitar as rodovias estaduais a fim de aumentar a capacidade de transporte de cargas e nível de segurança. 

O programa foi apresentado pelo governador Renato Casagrande (PSB) durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (28), no Palácio Anchieta, em Vitória. As obras serão executadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). 

O investimento é fruto de um financiamento assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O empréstimo será pago entre 2029 e 2044.

Casagrande apontou que, além das revitalizações, haverá obras de expansão do traçado rodoviário. 

Os editais de licitação envolvendo as regiões de Linhares, Colatina e Aracruz serão publicados em janeiro de 2022. 

Segundo o DER-ES, todos os trechos ganharão um novo pavimento, mais resistente, além de melhorias e reparos na estrutura de sinalização. O diretor presidente do DER-ES, Luiz Cesar Maretto Coura, lembrou que a nova camada asfáltica irá ser condizente com as capacidade de transporte dos caminhões atuais. 

Ele também complementou apresentando uma novidade no contrato com o BID: as empresas que forem contratadas para a execução das obras também serão responsáveis pela manutenção desses trechos durante cinco anos. 

Municipalização das rodovias

O diretor presidente do DER-ES lembrou que o Estado pretende também repassar para os municípios trechos de rodovias que estão dentro do limite das cidades. 

Ele não citou quais seriam essas vias mas apontou que é um contexto presente em todas as 78 cidades do Espírito Santo. Na Grande Vitória, por exemplo, a Rodovia José Sette poderia ser municipalizada e passaria a ser gerida pela Prefeitura de Cariacica.

“Temos 6 mil quilômetros de rodovias no Estado. Quatro mil pavimentadas. Duas mil ainda precisam de pavimentação. Desses quatro mil quilômetros, quando chegam na cidade e entram no município, eles não são mais consideradas rodovias e passam a ser avenidas. O DER-ES passa a ter dificuldade de atuar dentro da cidade, pontuou”.

Além disso, o presidente do Departamento disse que uma manutenção preventiva será realizada. “Vamos fazer uma manutenção preventiva bem feita com massa asfáltica e sinalização. Depois, entregaremos os trechos urbanos para as prefeituras, considerados avenidas, para que o poder municipal possa dar continuidade de manutenção e cuidado dessas vias”.

Maretto garantiu que haverá um diálogo entre Estado e prefeituras para que a transferência não seja algo impositivo. 

“Já estamos conversando com vários prefeitos. A maioria deles topa porque depois que municipaliza eles passam a ter facilidade de cobrar o IPTU daquilo que está construído na beira da rodovia. O que passa a ser uma avenida é um ganho, inclusive, para o município. Passa a ser uma avenida nova e passa a ter a possibilidade de cobrar IPTU dos imóveis que estão na beira da rodovia”, apontou. 

Uma resposta

  1. Tomara que essa iniciativa realmente saia do papel, pois, nosso estado está precisando de novas pavimentações. Parabéns ao Casa Grande pelo projeto! O povo capixaba espera que não fique só no projeto.

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