Projeto do Campus Ifes Itapina fica em 2º lugar no prêmio PI nas Escolas

O Projeto Informações dos Documentos de Patentes como Instrumento de Mitigação de Danos Empresariais causados pela COVID-19, idealizado pelo professor José Cláudio Valbuza do Ifes campus Itapina ficou em segundo lugar no I Prêmio Propriedade Industrial – PI nas Escolas – categoria Negócios, promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, conforme divulgado na quarta-feira, dia 15 de dezembro/2021.

Com o objetivo de apoiar os empreendedores locais selecionados através ações capazes de contribuir para mitigar os impactos negativos decorrentes da Pandemia da Covid-19, o Projeto envolveu estudantes das turmas dos 3ºs anos dos cursos técnicos em agropecuária e zootecnia integrados ao ensino médio, durante a disciplina Gestão Agropecuária, ministrada pelos professores José Claudio Valbuza, Alexandre de Souza Garcia e Hellen Taynan da Silva.

O projeto integrou práticas de ensino como Gamificação e Abordagem Baseada em Problema, o que permitiu gerar relatórios com propostas inovadoras desenvolvidas pelos próprios estudantes, utilizando como fonte de pesquisa as informações tecnológicas dos documentos de patentes disponíveis na base de patentes do INPI.

O I Prêmio PI nas Escolas foi promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e está vinculado ao Ministério da Economia, Ministério da Educação e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo do prêmio é fomentar a inserção da propriedade intelectual nas escolas da rede privada e pública de ensino, no âmbito federal, estadual e municipal, mediante o reconhecimento e valorização de professores e gestores.

O I Prêmio PI nas Escolas tem caráter pedagógico-educacional e seu propósito é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de conscientização sobre a importância da propriedade intelectual na vida cotidiana, na forma de oportunidades e desafios que assumem para as crianças e jovens, na condição de inventores ou consumidores. 

Participantes do prêmio PI nas Escolas.

O projeto desenvolvido no IFES campus Itapina atuou em via interdisciplinar promovendo o contato dos estudantes com as funções da Administração através da educação para o empreendedorismo. A integração de saberes envolveu estudantes bolsistas de cursos de graduação e técnico, além de sete servidores responsáveis pela coordenação e supervisão do projeto.

O Prêmio PI nas Escolas avaliou 153 projetos em âmbito nacional e a posição de segundo lugar nesta primeira edição revela que o Projeto desenvolvido pelo IFES atende critérios de inovação desejáveis ao desenvolvimento educacional no país. O professor Valbuza ratifica a importância da continuidade do projeto que atua em eixos acadêmicos, sociais e econômicos. Segundo ele, a iniciativa busca fortalecer a divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade, consolidar as parcerias interinstitucionais para oferta de vagas de trabalho e estágios dos estudantes, impactar positivamente os arranjos produtivos locais e oferecer uma proposta pedagógica inovadora que busca aumentar a taxa de permanência e êxito na escola.

A iniciativa já faz parte da agenda de estudos e pesquisas do professor Valbuza que aguarda a publicação de livro e artigos já aceitos sobre o tema, além de integrar o objeto de sua tese de doutorado em andamento na Uenf, sob a orientação dos Profs Dr. Edson Terra Azevedo Filho (Uenf) e Dr. Araken Alves de Lima (INPI). Eu espero que a cultura do uso da informação tecnológica das patentes nas escolas, que tivemos oportunidade de experimentar como metodologia pedagógica, continue. O debate precisa ser inserido dentro das discussões das disciplinas. Minha tese está indo neste rumo. Pretendo oferecer uma metodologia capaz de ser replicável nos Institutos Federais, diz o professor.

Outro importante desdobramento da ação é o TCC que está sendo desenvolvido pelo estudante do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, Felipe Burmann Wan Der Maas, bolsista voluntário do projeto, intitulado “Estratégias de gamificação nos cursos técnicos de nível médio em projetos de ensino, pesquisa e extensão: o caso do Ifes campus Itapina” que promete contribuir com a disseminação da estratégias de gamificação desenvolvida com sucesso ao longo do projeto.

Os servidores e estudantes que participaram do Projeto Informações dos Documentos de Patentes como Instrumento de Mitigação de Danos Empresariais causados pela COVID-19, estão listados a seguir:

Servidores:

Alexandre de Souza Garcia

Antônio Eduardo Monteiro da Silva

Cassiano Perini Gujanwski

Eduardo Varnier

Hellen Taynan da Silva

Jose Alves Junior

José Claudio Valbuza

Estudantes:

Amanda Barbieri Ramos

Amanda Butura dos Santos

Ana Paula Loss

Camily Langamer Casagrande

Felipe Burmann Wan Der Maas

Júlia Merlo Alves

Kananda K F Dutra

Natália Alves Moratti

Saiba mais sobre o I Prêmio PI nas escolas: https://www.gov.br/inpi/pt-br/governanca/ouvidoria/transformacao/bem-aqui-no-inpi/premio-pi-nas-escolas

ES FALA: imagens site Ifes e redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido