Empresa italiana vai capacitar produtores de queijos de Colatina.

A Prefeitura de Colatina participou de uma reunião para discutir o Programa de Fortalecimento da Agroindústria Rural e Família, um convênio entre várias entidades e que consiste na capacitação de produtores de queijo do município.

Participaram do encontro as Secretarias de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico e Cultura e Turismo, Sebrae, Incaper, Ifes Campus Itapina e a empresa italiana Agenda 21.

Após a reunião, o prefeito Guerino Balestrassi, na última sexta-feira (17), assinou um convênio que permitirá, aos produtores de queijos de Colatina, o fortalecimento e a inovação das agroindústrias rurais por meio da empresa italiana Agenda 21. A parceria ocorrerá entre a Prefeitura de Colatina e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes) do Campus de Itapina 

“Esse arranjo vai fazer com que melhore a produção de queijo, a qualidade de queijo e com isso o valor de mercado também melhora. Primeiro, é estimular que os produtores possam melhorar, criar uma expectativa de que aquilo vai melhorar e, de fato, melhore”, destacou o prefeito Guerino Balestrassi.



AS FASES DO PROJETO

Imagem ilustrativa/crédito redes sociais.

O Programa de Fortalecimento da Agroindústria Rural e Família consiste em algumas fases, cuja a primeira será a visita de Luca Dalla, consultor e especialista em desenvolvimento rural da Agenda 21. O consultor vai visitar algumas propriedades de produtores de queijos do município, para fazer diagnóstico e prestação de consultoria. A segunda parte consiste em selecionar grupos de profissionais e estudantes do Ifes Campus Itapina para uma viagem à Itália, onde conhecerão produtores de queijo do país e farão um curso.

No curso, os selecionados irão aprender ou aprimorar a produção de queijos típicos italianos, gestão dos empreendimentos e cadeia produtiva do queijo na Itália.


Imagem ilustrativa/crédito redes sociais.

A última etapa consiste na realização de oficinas e cursos aos selecionados, que aprenderão como melhorar seus processos produtivos, da qualidade higiênico-sanitária dos queijos e desenvolver novos produtos que possuam características regionais.

2 respostas

  1. Um especial parabéns a Servidora pública do Ifes Itapina, Selma Holtz, que lidera os especialistas científicos do setor, e mostra a força e importância da educação pública federal de qualidade para estudantes, familias e a economia local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido