Santa Teresa é líder na produção de vinhos e uvas no Espírito Santo

Santa Teresa, conhecida como a primeira cidade fundada por italianos no Brasil, destaca-se também como o município líder na produção de vinho, espumantes e sucos de uva no Espírito Santo. A busca constante por conhecimento e parcerias com institutos de pesquisa impulsionam essa produção, garantindo-lhe força e qualidade, além de conquistar espaço e clientes em todo o país.

Localizada na Região Serrana capixaba, a apenas 60 km de Colatina, Santa Teresa tem despertado o interesse de pesquisadores, que colaboram com agricultores e fabricantes de diversos produtos derivados da uva. A região também se destaca pela produção de uvas de alta qualidade.

No entanto, um dos principais desafios enfrentados pelos produtores e pesquisadores é a busca pelo equilíbrio ecológico ao ampliar o cultivo da uva na região.

“Imagina a diversidade de relações que existem em uma floresta e, de repente, você tirou aquilo ali e colocou uma cultura ali no meio. Dá um desequilíbrio tremendo”, explica o doutor em entomologia e professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Lusinério Prezotti.

Para abordar essa questão, são frequentemente realizados encontros e palestras envolvendo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão (Incaper), o Ifes e o Ministério de Agricultura. Essas iniciativas visam não apenas preservar o meio ambiente, mas também produzir uvas de melhor qualidade, protegidas contra pragas e adversidades climáticas.

Segundo o professor do Ifes, essa abordagem representa uma tentativa de recriar, ainda que parcialmente, as complexas interações presentes na floresta, buscando restabelecer o equilíbrio ambiental. “Se a gente conseguir imitar um pouquinho do que acontece na floresta, a gente resgata esse equilíbrio novamente. Não total, mas pelo menos melhorar bastante em relação ao que estava”, complementa o professor.

Uma resposta

  1. Fiquei surpreso com as informações sobre produção de uvas e vinhos em Santa Tereza, ES. Me surpreendeu o que li sobre a manutenção de parte da floresta original. Ótimo e importante. Moro em Curitiba, cidade que,no seu consumo, tem grande variedade de sucos de uva e vinhos. Fico curioso em saber se é possível comprar vinho dessa região. Existe vinho da uva cora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido