Governador Casagrande lança programa “Vida no Campo” para desenvolvimento da agricultura familiar no Espírito Santo

Nesta quinta-feira (04), o governador do Estado, Renato Casagrande, lançou o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Capixaba, denominado Programa Vida no Campo. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e teve a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

O Programa Vida no Campo, desenvolvido pelo Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), visa promover o desenvolvimento da agricultura familiar por meio de tecnologias sustentáveis, com foco na inclusão social e no desenvolvimento regionalmente equilibrado. Além disso, busca fortalecer as atividades geradoras de emprego e renda no campo.

Durante a solenidade, o governador destacou a importância do programa e agradeceu aos envolvidos em sua elaboração. Ele ressaltou algumas iniciativas já em andamento, como o projeto de crédito e o quinto edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), lançado no evento.

“Quando se conectam os programas do Governo do Estado com os do Governo Federal, quem ganha são os beneficiários, além de se ganhar velocidade no desenvolvimento das políticas públicas”, afirmou o governador Casagrande.

O ministro Paulo Teixeira elogiou as iniciativas do governo capixaba e expressou sua satisfação em estar no Espírito Santo. Ele destacou a importância de fornecer comida de qualidade e acessível à população.

O Espírito Santo possui 108.014 propriedades rurais, das quais 75% são de agricultura familiar, segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli. O programa visa ampliar as políticas de incentivo à agricultura familiar, levando inovação, tecnologia e sustentabilidade para os diversos públicos que compõem esse segmento.

O Programa Vida no Campo está estruturado em 11 eixos temáticos que orientam o planejamento e a execução de 23 projetos. Entre os eixos do programa estão sistemas de produção sustentáveis, juventude rural e sucessão familiar, educação no campo, gênero e inclusão, desenvolvimento agrário, comercialização e mercados, agroindústria e empreendedorismo rural, assistência técnica e extensão rural, fortalecimento da pesca artesanal, crédito rural e infraestrutura rural.

Durante o evento, foram anunciadas diversas ações que compõem o programa, como o lançamento do 5° edital do Funsaf, a celebração de Termo de Fomento entre a Seag e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), e a adesão do Estado ao Programa Fomento Rural do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Também foram entregues novos veículos para o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), destinados ao suporte aos serviços de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) também teve destaque, com a autorização para registro de 42 contratos no Espírito Santo, beneficiando famílias de diversos municípios.

O evento ainda contou com a entrega do Selo Arte, certificação nacional que identifica produtos artesanais de origem animal, e a entrega de Selos Quilombos do Brasil para organizações quilombolas do estado.

Estiveram presentes no evento autoridades como o senador Fabiano Contarato, os deputados federais Paulo Foletto e Helder Salomão, o deputado estadual João Coser, e a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido