O colatinense Wanderson Romão representará o ES na Academia Brasileira de Ciências

O professor do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e do Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo), Wanderson Romão, foi eleito membro afiliado da Região Nordeste e Espírito Santo da Academia Brasileira de Ciência ( ABC).

A votação em Assembleia Geral Ordinária aconteceu na quinta-feira, 3, quando foram eleitos os membros titulares, correspondentes, colaboradores e afiliados. Os mandatos terão início no dia 1º de janeiro.

O professor afirmou que recebeu a indicação como um reconhecimento pelos anos de dedicação à ciência. “Tenho 37 anos e trabalho como professor há quase dez, sendo oito anos no Ifes e desde 2011 na Ufes, onde sou líder de um grupo de pesquisa que está com uma produção muito grande nas áreas de segurança pública, petróleo, agronegócio e produtos naturais. Então, me sinto muito honrado de representar a ciência capixaba na Academia. Não tem realização maior para um cientista”, destacou. 

Participação do Prefeito eleito de Colatina Guerino Balestrassi

Wanderson Romão é graduado em Química (bacharelado e licenciatura) pela Ufes, possui Mestrado em Físico-Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciências também pela Unicamp. O professor já foi homenageado com a Menção Honrosa em Reconhecimento às Contribuições ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Espírito Santo, prêmio concedido pelo Governo do Estado, e o Prêmio Destaque Forense de melhor artigo em Ciências Forenses no biênio 2014-2015, concedido pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses.

Wanderson nasceu em Colatina e cursou os ensinos fundamental e médio em escolas públicas da cidade. Filho de pais comerciantes, desde novo ajudou a família no trabalho, mas sempre focado nos estudos. “Sempre gostei muito de estudar e com o apoio da minha mãe e meu irmão mais velho, pude fazer a graduação na Ufes, em Vitória”, contou. 

Em 2005 ele passou para o curso de Química na Ufes, depois de formado começou o mestrado e em seguida o doutorado no Instituto de Química da Unicamp, umas das melhores e mais conceituadas universidades do Brasil. 

ES-FALA/Informação UFES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido