Equipe de Robótica do IFES Colatina conquista título nacional e prepara-se para desafio internacional

A equipe de robótica do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Colatina, fez história ao conquistar pela primeira vez o título da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), superando mais de 3 mil equipes de todo o Brasil em uma competição emocionante realizada na cidade de Salvador, Bahia. Agora, eles se preparam para representar o Brasil em uma competição internacional que ocorrerá em 2024, com sede na Holanda.

O percurso rumo à fase final da OBR envolveu a vitória da equipe do IFES Colatina na etapa estadual deste ano, um marco que encerra uma busca de nove anos na competição. Essa conquista inédita, que ocorreu na quinta-feira, dia 12 de outubro, é motivo de grande orgulho para a comunidade de Colatina, que em breve abrigará o maior centro de ciências do interior do Estado.

O desafio enfrentado pela equipe exigiu a programação de um robô capaz de operar de forma autônoma em cenários de resgate de pessoas dentro de uma cidade com obstáculos, um teste complexo de engenhosidade e habilidades técnicas.

Com a vitória na OBR, a equipe de Colatina agora ostenta a honra de representar o Brasil em uma competição internacional que reunirá os melhores do mundo em 2024, na Holanda.

Além do título da OBR, a equipe de robótica do IFES Colatina também conquistou o primeiro lugar na competição Latino Americana de Robótica (LARC), na categoria Kits Educacionais Padrão (SEK). Esta é a terceira vez que a equipe é premiada com a medalha de ouro, reforçando seu domínio na competição.

Os alunos vencedores na OBR foram Joel Hanerth e Gabriel Macedo Liberato, com orientação do dedicado mentor Júlio Vendramini. Na competição SEK, os destemidos vencedores foram Lara Colegário Guedes, Luiz Fernando M. Zorzanelli e Geanderson Lemonte, orientados por Igor Carlos Pulini e Renan Ozório Rios.

Essas conquistas exemplificam a excelência, a perseverança e o talento da equipe de robótica do IFES Colatina, que se torna um farol de inspiração para a cidade e um símbolo do potencial da juventude brasileira na área da robótica. O Portal de Notícias ES FALA parabeniza a todos os envolvidos por suas realizações notáveis e por representarem o Brasil no cenário internacional da robótica.

2 respostas

  1. Muita satisfação em saber que os estudantes de nossa cidade estão se destacando a nível nacional. O emprego de recursos em tecnologia é investimento de maior importância, é isto que vai levar o Brasil a um futuro promissor: tecnologia avançada em todas as áreas da atividade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido